Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

DetranRS lança escola de trânsito online e abre inscrições para cursos gratuitos

DetranRS lança escola de trânsito online e abre inscrições para cursos gratuitos
14 julho
16:31 2020

Com opções de cursos gratuitos para todos os públicos, o DetranRS lançou, nesta terça-feira (14/7), a Escola Pública de Trânsito Online. A criação da escola foi anunciada em setembro do ano passado pelo governador Eduardo Leite com o objetivo de ser um espaço físico completo. Em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, a autarquia oferece, neste primeiro momento, a versão online, que pode ser acessada em escola.detran.rs.gov.br.

“Quando se fala em trânsito, normalmente se pensa em motores, carros, asfalto, viaduto, enfim, e tudo isso faz parte, mas o que fundamentalmente faz o trânsito são as pessoas. Se as pessoas forem mais ou menos conscientes, o trânsito será melhor ou pior. Temos de falar de vida, das vidas que circulam dentro dos meios de transporte e pelas ruas. Precisamos treinar mais, capacitar mais, principalmente para despertar a consciência para a educação no trânsito”, destaca o governador.

O lançamento ocorreu por meio de videoconferência, com a participação da diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga. “A missão da escola é promover a educação para o trânsito fundamentada em princípios éticos que contribuam para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da consciência coletiva e a construção de uma cultura de preservação da vida”, afirma. “Quando houver segurança e as medidas sanitárias permitirem, poderemos inaugurar a versão física da escola com sua Ônibas, que levará os alunos até as aulas, mas a vida não pode esperar e temos que nos adaptar a essa nova realidade.”

Inscrições abertas

Neste 14 de julho, já estão abertas inscrições para três cursos, todos com certificação. São dois direcionados aos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores (CFCs) e um para o público em geral.

O Mistureba tem duração de 30 horas e nasce a partir das ideias de Rubem Alves, que faz uma comparação entre o ato de ensinar e o de cozinhar. Assim foi preparada essa “refeição” que será compartilhada para auxiliar a tornar as aulas mais atrativas e significativas.

O Embaralhando a Aula tem duração de 20 horas e se propõe a repensar a prática docente e o papel do educador e do aluno no processo de aprendizagem diante de toda evolução tecnológica, convidando o instrutor a conhecer algo novo em suas aulas. “A ideia de embaralhar a aula reforça a importância da aprendizagem significativa e apresenta algumas sugestões de metodologias ativas”, explica a diretora da Escola, Carla Badaraco Guglielmi.

Para o público em geral, o curso de Educação e Cidadania no Trânsito (20 horas) tem como finalidade proporcionar a reflexão sobre a participação no trânsito, bem como ampliar percepções sobre os riscos para que as pessoas possam fazer melhores escolhas. Também se propõe a pensar sobre as possibilidades de atuação nas questões que envolvem as melhorias nesse espaço que é de todos.

As inscrições são realizadas no site escola.detran.rs.gov.br. O interessado escolhe o curso no menu “Nossos cursos” e clica em “Quero me inscrever”. O site levará para a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o login é feito ou as contas são criadas, caso ainda não tenha.

A Escola também está presente no Instagram – basta procurar por escoladetranrs. Na rede social, há conteúdos exclusivos sobre segurança no trânsito e informações sobre os cursos oferecidos.

Ensino sem distância e interatividade

Além desses cursos que necessitam de inscrição, o site dá livre acesso ao conteúdo do material Ensino sem Distância, que tem como público-alvo os instrutores de trânsito e diretores de ensino dos CFCs. Nesta área é possível encontrar orientações sobre o que é ensino remoto, quais são seus fundamentos, requisitos e propósitos, diferenciando-o do ensino presencial e oferecendo sugestões de interação com o aluno, mantendo a atenção, o interesse e a participação. O material está disponível no menu “Interatividade/EscolaFlix”.

A Escola Online oferece também farto material interativo, com conteúdo e subsídios pedagógicos em diversos formatos. O Dropescola traz pequenos vídeos com objetivo de oportunizar discussão sobre trânsito e disseminar conhecimento para a população em geral. O Escolacast será composto de podcasts com a participação de convidados e especialistas com o intuito de disseminar o novo paradigma de cidade para as pessoas. O Escolaflix será um espaço de minicursos livres, seminários gravados e vídeos com conteúdo já abordados nos cursos online e nos demais espaços da interatividade. Por fim, a Revista Escola do DetranRS, de periodicidade semestral, terá editorial da instituição, publicações de artigos, opiniões, resenhas e destaques de ações realizadas pela sociedade.

Outros cursos

Além dos cursos com inscrições abertas, a escola oferecerá em breve o PerCURSO de bike, para orientar sobre a bicicleta como meio de transporte; o Recalculando a Rota… a pé, sobre os benefícios dos deslocamentos a pé; o Orquestrando, para estimular o diretor de Ensino do CFC a qualificar a gestão pedagógica; o Espaço Jari, para capacitar relatores à realização do julgamento de recursos de infração de trânsito; e o Aluno difícil ou dificuldade do aluno?, com o objetivo de instrumentalizar instrutores de trânsito a compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de habilitação. Outros cursos ainda estão em desenvolvimento e serão lançados em breve.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções