Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

DIA 7 : UCPEL completa 60 anos de transformação social

06 outubro
14:07 2020

Aniversário é comemorado nesta quarta com a realização do evento Cenários, Expectativas & Oportunidades

Ao longo de várias décadas, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) alterou os rumos da região Sul do Estado. Formou mais de 40 mil profissionais e assumiu o compromisso com a assistência, desenvolvendo uma obra social através de serviços gratuitos em todas as áreas de atuação. No próximo dia 7, a UCPel completa 60 anos na construção de novas realidades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Campus UCPel - Foto:Alisson Assumpção

Campus UCPel – Foto:Alisson Assumpção

Fundada por Dom Antônio Zattera, terceiro bispo da Diocese de Pelotas, a instituição assumiu perfil comunitário, sendo uma associação pública não-estatal, sem visar lucro e tendo como principal finalidade o desenvolvimento social, econômico, ambiental e sustentável da região.

Atualmente, possui 30 cursos de graduação, quatro mestrados e dois doutorados, que são responsáveis por pesquisas e projetos fundamentais para a comunidade. Apesar de ter reduzido o número de cursos presenciais, a instituição passou a responder a novas demandas da região, como a ampliação das vagas para Medicina, tornando-se em 2017 a maior escola médica do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, implantou o programa de Educação a Distância (EaD), com credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC).

Através de uma parceria firmada com o projeto Mais Campus, a universidade ampliou o portfólio para 20 cursos na modalidade a distância e, este ano, disponibilizou ofertas em cerca de 35 especializações. O resultado é a participação de mais de mil alunos de vários estados brasileiros que estudam pelo EaD da Católica de Pelotas.  No âmbito da extensão, 2020 marcou o recorde de 25 projetos aprovados.

Obras do Campus

Obras do Campus

PANORAMA ATUAL

Uma das precursoras em educação superior, sendo a primeira universidade do interior do Rio Grande do Sul e a terceira do Estado, a Católica de Pelotas desenvolveu uma história de tradição e qualidade em ensino. A atual gestão, coordenada pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior, tem sido marcada pela readequação da estrutura e aumento no valor de mercado.

A renegociação da dívida tributária e bancária permitiu à UCPel voltar a investir na qualificação da sua infraestrutura. Gera, atualmente, mais de dois mil empregos diretos e indiretos por meio de seu complexo universitário e hospitalar, além de representar um incremento de mais de R$ 5 milhões ao mês na economia da cidade, a partir da renda dos seus colaboradores.

No ano do jubileu de diamante, a instituição comunitária se viu frente a novos desafios, incluindo o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ao lidar com uma situação complicada, a UCPel não parou suas atividades, adaptando as aulas teóricas para o ensino remoto e mantendo as atividades práticas conforme as medidas de distanciamento previstas nos decretos municipais.

Durante os últimos 60 anos, a universidade passou por tantas transformações que não se pode limitar o quanto a instituição ainda irá contribuir para o desenvolvimento de Pelotas e região. “O papel da UCPel é continuar transformando por um projeto pedagógico inovador, formando líderes éticos e, principalmente, pessoas colaborativas na sua comunidade”, acredita o reitor Bachettini.

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA

Para este aniversário, a UCPel organiza o evento Cenários, Expectativas & Oportunidades, que ocorre na próxima quarta-feira (7). Constitui em uma série de lives que abordam questões relacionadas à política, educação, desenvolvimento regional e comunicação.

A programação inclui bate-papo com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (11h); egressos participantes do projeto Cápsula do Tempo (14h); jornalista do Grupo RBS, Túlio Milmann (16h); e a apresentadora da Rádio Gaúcha, Kelly Matos (19h).

As lives são destinadas para a comunidade em geral e ocorrem no canal da UCPel no YouTube (www.youtube.com/ucpel). Inscrições gratuitas, com emissão de certificado de cinco horas, podem ser realizadas pelo www.ucpel.edu.br/cenarios.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções