Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

DIA DA DANÇA: Oficina virtual com Daniel Amaro

DIA DA DANÇA: Oficina virtual com Daniel Amaro
29 abril
13:59 2020

Atividade vai iniciar às 18h

Por Carlos Cogoy

            Nesta quarta-feira, quando transcorre o Dia Internacional da Dança, o coreógrafo pelotense Daniel Amaro estará ministrando oficina online. Integrado à quarentena para evitar a expansão da pandemia do novo coronavírus, Daniel Amaro recorre à internet para celebrar a data. Conforme divulga, a oficina será de Dança de Matriz Africana. Para acompanhar: @DanielAmaro.

VÍDEOS – O coreógrafo acrescenta que, para destacar o Dia da Dança, vídeos estão postados na fanpage Cia de Dança Daniel Amaro. Numa das homenagens, com texto e narração da pesquisadora e professora Raquel Silveira, depoimentos de bailarinos, coreógrafos, e alunos de dança. Entre os participantes: Jão Cruz; Érick Dias; Carol Portela; Juliana Coelho; Yandra López; Ana María Sosa González; Leila Maria Zanella; Taqui Unqüy, Juliana Jardel; João Carlos Ramos. O vídeo teve edição de Everton Maciel. No Dia da Dança, Daniel agradece a trajetória de parceria com a Bibliotheca Pública Pelotense, Charqueada São João, Theatro Guarany e Espaço de Terapias Corporais Claudia Weingartner.

LIBERA PROCULTURA é mobilização que também conta com a divulgação de Daniel Amaro. Trata-se de apelo ao Executivo municipal, para a liberação da verba do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), aos artistas locais, em decorrência da interrupção de atividades dos trabalhadores da cultura.

HISTÓRIA – O Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Unesco em 1982. O dia 29 homenageia o francês Jean-Georges Noverre (1727/1810), que se notabilizou por cartas nas quais refletia acerca do ballet naquele período. No Brasil, a data coincide com o aniversário da bailarina Marika Gidali, integrante do grupo que criou o “Ballet Stagium” em São Paulo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções