Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Dia do Comerciante: Comércio varejista espera clima favorável

15 julho
17:42 2014

Com as temperaturas em alta, as vendas de roupas de frio e produtos típicos de inverno tendem a dar uma estacionada. Pior que isso para os comerciantes é saber que a cada dia que passa diminui o período das vendas “quentes”. Ou seja: o inverno está indo embora. Mas nem tudo está perdido. O momento pode até não ser dos melhores no comércio varejista, mas os comerciantes de Pelotas têm o que comemorar nesta quarta-feira, 16 de julho, dia dedicado a eles.

BAZANELLA, presidente do Sindilojas: otimismo gerado por crescimento registrado FOTO:  Alisson Assumpção/DM

BAZANELLA, presidente do Sindilojas: otimismo gerado por crescimento registrado
FOTO: Alisson Assumpção/DM

“Nos últimos dez anos, o varejo brasileiro cresceu e Pelotas está incluída nesse crescimento. Basta olhar as melhorias, a modernidade, a preservação dos postos de trabalho e a contribuição disso para o desenvolvimento regional”. A análise é do presidente do Sindicato do Comercio Varejistas de Pelotas(Sindilojas), Gilmar Bazanella.

Sobre a queda natural nas vendas de inverno em virtude do calor fora de época, Bazanella acredita que as liquidações – algumas já em andamento – da estação vão aquecer as vendas e talvez equilibrar os “negócios” na nem tão fria estação. A qualidade da mão de obra no comercio, hoje, também é destacada pelo dirigente.

“Realmente, as vendas estão um pouco abaixo do esperado, mas não significa que está tudo ruim”, aponta o dirigente lojista acrescentando, por exemplo, que em 2014 a oferta de trabalho no varejo foi maior que no ano passado. E isso significa melhorias e crescimento que garantem comemoração.  No entanto, uma mudança climática seria comemorada com entusiasmo, antes das liquidações.

DATA – Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Empresário do Comércio (dia do Comerciante) teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio Brasileiro.

José Maria da Silva Lisboa, baiano, de Salvador, foi deputado, senador e secretário da Fazenda Real. Economista por formação acadêmica, possuía também vasto conhecimento em outras áreas do saber. Recebeu o título de Patrono do Comércio do Brasil por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções