Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Dia do Patrimônio: irmandades religiosas é tema de encontro

24 julho
15:05 2014
 Professor Jonas Klug esteve palestrando durante a ocasião Foto: Andressa Machado

Professor Jonas Klug esteve palestrando durante a ocasião
Foto: Andressa Machado

Em comemoração ao Dia do Patrimônio, que ocorre nos dias 16 e 17 de agosto, a Secretaria de Cultura (Secult) promove edições semanais das “Conversas do Dia do Patrimônio”, com temáticas e palestrantes que façam parte de diferentes grupos ligados a “Herança Cultural Africana”, tema escolhido para representar o evento este ano. Nesta quarta-feira (23/07/2014), o palestrante foi o professor assistente do Colegiado de Música-Licenciatura, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Jonas Klug, que abordou o tema “Irmandades Religiosas Negras em Pelotas: Identidade, Resistência e Esquecimento”.

O evento ocorre às quartas-feiras às 17h Foto: Andressa Machado

O evento ocorre às quartas-feiras às 17h
Foto: Andressa Machado

Apesar de não possuir formação em História (é graduado em Filosofia e Música) Jonas demonstra um grande interesse na área. Segundo ele, este tema conta com informações escassas e poucos dados historicamente registrados, o que acaba transformando a história em memória esquecida, algo que ele busca mudar. Durante a conversa, foi abordado o surgimento das irmandades negras, sua função, origem delas na idade média e como sofreram transformações a partir da metade do século XIX. Jonas também citou a criação de irmandades religiosas no Brasil e o trabalho específico que foi desenvolvido em Pelotas.

As “Conversas do Dia do Patrimônio” acontecem nas quartas-feiras, às 17h, no Casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, nº 06. O evento é aberto e gratuito a todos os interessados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções