Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Dia Mundial de Luta Contra a Aids aplica mais de 500 testes

Dia Mundial de Luta Contra a Aids aplica mais de 500 testes
02 dezembro
09:35 2019

Prefeitura distribuiu preservativos masculinos e femininos, e materiais informativos

Mais de 500 testes rápidos de fluído oral para triagem de HIV foram aplicados nesta sexta-feira (29), em ação da Prefeitura, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Durante a atividade, realizada em parceria com o Instituto Dimensão, a equipe do Programa de IST/DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde (SMS), distribuiu preservativos masculinos e femininos, e materiais informativos, dando orientações a quem procurou a tenda montada no Largo Edmar Fetter (Mercado Central).

Segundo o assistente social do Programa, José Ricardo Fonseca, a procura em campanhas relacionadas sempre é mais baixa, pois os usuários têm vergonha de serem vistos participando das ações. “O pessoal fica meio receoso, mas sempre aparece alguém interessado no serviço, que é gratuito.” Exemplo disto foi o estudante e ambulante Rogério Lopes Machado Júnior, 17 anos, que aproveitou a oportunidade para realizar o exame e prevenir qualquer problema. “Quem trabalha e estuda dificilmente consegue ir à unidade de saúde, daí tem que aproveitar”.

Representante legal do Movimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, RNP+Pelotas, Volnei Capua informou que durante todo o mês de dezembro serão realizadas uma série de atividades relacionadas à luta contra a patologia na cidade. “É o Dezembro Vermelho. Nossa intenção é orientar e alertar a população sobre a importância da prevenção.”

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS – 1º de dezembro – foi instituído pela ONU em 1988, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a doença.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções