Diário da Manhã

terça, 25 de junho de 2019

Notícias

DIAS 6 E 7 DE JUNHO : Evento em Pelotas debate urgências em Pediatria

DIAS 6 E 7 DE JUNHO  : Evento em Pelotas debate urgências em Pediatria
05 junho
08:51 2019

5a Jornada Integrada de Pediatria – Urgências em Pediatria acontece nos dias 6 e 7 de junho, em Pelotas (RS)

O objetivo do encontro promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) é atualizar médicos sobre os protocolos e novas condutas que vão influenciar no desfecho do atendimento para o bem-estar físico e mental das crianças e adolescentes. O evento, em sua 5a edição, espera receber cerca de 250 pessoas entre médicos pediatras de toda a região, médicos Residentes em Pediatria e acadêmicos de Medicina, especialmente das duas universidades da região: UCPel e UFPel. Os debates acontecem no Auditório Dom Antônio Zattera na UCPel.

- O maior desafio é manter uma Medicina de qualidade, com resolutividade, sem perder a ternura. Estas situações de urgências, como queimaduras, tentativas de suicídio, traumatismos de crânio, intoxicação, e coma diabético, por exemplo, são quadros críticos que o médico precisa pensar rápido e saber como resolver os problemas, lembrando sempre que tem uma família que ama este paciente e que esta sofrendo junto e precisa também de cuidado – explica a coordenadora do encontro, Milene Maria Saalfeld de Oliveira.

Assim como em outras áreas da saúde, a urgência pediátrica sofre carências estruturais em todos os âmbitos: municipal, estadual e federal. Emergências e hospitais estão em péssimas condições com sobrecarga de trabalho, deficiência de leitos, falta de medicamentos e demora para realização de exames mais complexos. Estes temas fazem parte da rotina destes profissionais e, também, deverão estar em pauta no encontro.

A iniciativa do encontro é do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Núcleo de Pediatria do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), com o apoio da Sociedade de Pediatria do RS.

A Jornada terá uma conferência especial de abertura, seguida de uma programação de palestras, apresentação de trabalhos científicos em área específica, com avaliação de professores especialistas. Os professores e profissionais, convidados para palestrarem na Jornada, são especialistas na área em questão, com uma atuação pediátrica de qualidade. Além dos debates, os visitantes poderão aproveitar a Festa Nacional do Doce (Fenadoce), com o brilho de sua arquitetura e tradição doceira, classificadas como patrimônio imaterial do Brasil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções