Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Dilma inaugura maior parque eólico do Rio Grande do Sul

Dilma inaugura maior parque eólico do Rio Grande do Sul
25 fevereiro
16:01 2015

Empreendimentos previstos no PAC2 somam R$ 2,1 bilhões em investimentos

O maior empreendimento eólico do Rio Grande do Sul, o Parque Geribatu, pertencente à Eletrosul e FIP Rio Bravo Energia I, em Santa Vitória do Palmar, será inaugurado nesta sexta-feira (27), às 15 horas, pela presidenta Dilma Rousseff. Com 258 megawatts (MW) de capacidade instalada, produz energia suficiente para abastecer 1,5 milhão de habitantes. Junto de outros dois parques em implantação no extremo Sul – Chuí e Hermenegildo – forma o Complexo Eólico Campos Neutrais (583 MW) – o maior da América Latina. O início da operação do Parque Eólico Geribatu representa um acréscimo de mais de 30% na capacidade de geração eólica do Estado.

O sistema de transmissão que irá escoar a energia do parque eólico e integrar a zona Sul do Rio Grande do Sul ao Sistema Interligado Nacional (SIN) também será oficialmente entregue. São aproximadamente 470 quilômetros de linhas de extra-alta tensão (525 kV) e três novas subestações (Santa Vitória do Palmar, Marmeleiro e Povo Novo) – obras realizadas em parceria entre Eletrosul (51%) e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia (CEEE-GT). Serão entregues, ainda, outros 290 km de linhas de alta tensão (230 kV) e a Subestação Camaquã 3 – parceria entre Eletrosul (80%) e Copel (20%) -, que reforçam o sistema elétrico gaúcho.

Os investimentos no parque eólico e sistemas de transmissão associados – previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) – somam R$ 2,1 bilhões.

INAUGURAÇÃO
Data: sexta-feira (27/02)
Horário: 15 horas
Local: Parque Eólico Geribatu – Estrada de Geribatu, 3.600 – Santa Vitória do Palmar

Fotos: Vanderlei Tacchio

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções