Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

DNIT sinaliza duplicação total da BR-116 deve ser concluída até 2021

DNIT sinaliza duplicação total da BR-116 deve ser concluída até 2021
22 agosto
17:52 2019

Os prefeitos que integram a comitiva da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), cumpriram três dias intensos de reuniões em Brasília. Os encontros articulados pelo gabinete do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS) resultaram em grandes notícias e esclarecimentos para a região sul. Ao todo, sete ministérios receberam os prefeitos para tratar sobre saúde, educação, infraestrutura, turismo, cidadania, agricultura, desenvolvimento regional e segurança pública, todos com foco nos municípios da Zona Sul.

O diretor geral do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, general Santos Filho, esclareceu aos prefeitos que, com o recurso de R$ 100 milhões anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro na inauguração da BR-116, a estimativa, do total de 70 km até o final do ano, passa para 90 km. Além disso, Santos Filho afirmou que a duplicação total da BR-116 deve ser concluída até 2021. As prioridades do DNIT no Estado são o contorno de Pelotas, contorno de Santa Maria, a ponte do Guaíba e a nossa BR-116.

No Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apresentados dados sobre a segurança pública na Zona Sul e solicitaram o cercamento dos municípios como forma de diminuir a ocorrência de crimes. “Saímos com a garantia de que o assunto será visto com prioridade pela pasta” disse o parlamentar.

Na área da saúde, a crise financeira dos hospitais e Santas Casas foi discutida com o ministro, Luiz Henrique Mandetta, que se comprometeu em dar maior atenção para as Santas Casas de Pelotas e Rio Grande.

Os encontros articulados pelo gabinete do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS) resultaram em grandes notícias e esclarecimentos para a região sul.

Os encontros articulados pelo gabinete do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS) resultaram em grandes notícias e esclarecimentos para a região sul.

No ministério do Turismo, a comitiva apresentou o projeto “Turismo da Costa Doce”, que busca qualificar e desenvolver o setor nos 21 municípios que integram a região. A Costa Doce é o maior complexo lagunar de água doce da América Latina. Além disso, a região abriga o maior conjunto de prédios tombados nas cidades mais antigas do Estado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O ministro Marcelo Álvaro Antônio garantiu que técnicos da pasta irão conhecer os roteiros da Costa Doce com potencial turístico e verificar as estruturas que já existem. A visita, que deve ocorrer até o final deste ano, irá apontar as soluções para melhorias no setor. O ministro também se comprometeu em investimentos na infraestrutura da área.

Em audiência no ministério da Agricultura, foi reafirmado o pedido para liberação de recursos para a realização da Expofeira de Pelotas. O assessor especial Christian Schneider se comprometeu a repassar a demanda para a ministra da pasta, Tereza Cristina.

“Muito me alegra poder ter coordenado estes encontros. Isto demonstra que a Zona Sul está mobilizada com interesses em comum e que podemos trabalhar por pautas coletivas para toda região. Agradeço aos prefeitos de Amaral Ferrador, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Turuçu que estiveram em Brasília. Vamos contribuir para ter uma Zona Sul forte de novo”, finalizou o deputado.

Comentários ()

Seções