Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

22 setembro
08:40 2017

A harmonização entre bebida e gastronomia ultrapassou o conhecimento técnico e virou uma grande oportunidade de negócio. Nesse caso, quem terá os benefícios da união será um grupo bastante seleto de doceiras da região de Pelotas.

Por meio de uma ação viabilizada pelo SEBRAE/RS, a partir do Projeto Pelotas Turismo Cultural, 12 marcas de doces que possuem o certificado de Indicação Geográfica oficializado em 2017 servirão suas delícias durante a realização da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017. Será no sábado, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

A realização do evento é da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e trata-se do maior encontro nacional do gênero, reunindo enólogos,sommeliers, enófilos, apreciadores, consumidores e jornalistas. Ele existe desde 1993 e, embora siga um regulamento formal, a Avaliação Nacional de Vinhos não é um concurso. De caráter educativo, tem a finalidade de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e da apreciação da bebida. A cada ano, seleciona os vinhos brasileiros, aproximando profissionais da área, apreciadores e público em geral.

MAIOR evento do gênero no Brasil será  realizado amanhã em Bento Gonçalves

MAIOR evento do gênero no Brasil será
realizado amanhã em Bento Gonçalves

De acordo com a gestora do Projeto Pelotas Turismo Cultural, Jussara Cruz Argoud, a aproximação e a negociação que resultou na presença dos doces de Pelotas no cardápio da atividade de vinhos têm um significado muito além de uma agenda de evento. “Há todo um esforço institucional de valorização da produção de qualidade, capacitada para atender mercados exigentes. As micro e pequenas empresas que possuem a Indicação Geográfica passaram por processos rigorosos de avaliação”, comenta ela, esclarecendo que as iguarias serão servidas inseridas no cardápio elaborado pela ABE e que acompanha as regras da Avaliação de Vinhos.

O SEBRAE atua no apoio às Indicações Geográficas brasileiras desde 2007. Elas têm sido desenvolvidas como um mecanismo para proteger e promover os produtos vinculados às origens. Essas iniciativas têm viabilizado a melhoria dos processos produtivos, a agregação de valor aos produtos conectados às regiões, a introdução de inovações tecnológicas e a ampliação do acesso a mercados. “Atualmente, temos no Brasil 51 Indicações Geográficas registradas, sendo 41 Indicações de Procedência e 10 Denominações de Origem. Dentre as Indicações Geográficas registradas, temos a Indicação de Procedência Pelotas, para doces finos e de confeitaria”, detalha Jussara.

Pelas regras da ABE, a comissão de seleção é composta por 118 enólogos de todo o País, que elegeu entre um universo de 327 amostras de 59 vinícolas de seis estados brasileiros, os vinhos mais representativos da Safra 2017. No dia 23 de setembro, serão degustados os 16 classificados, das seguintes categorias: Branco Fino Seco Aromático (2 amostras); Brancos Finos Secos Não Aromáticos (3 amostras); Tintos Finos Secos (7 amostras); Tinto Fino Seco Jovem (1 amostra) e Base para Espumante (3 amostras).

“As doceiras de Pelotas, que estão ligadas à Associação de Produtoras de Doces de Pelotas, terão oportunidade de ficar mais conhecidas, fazer contatos para ampliar vendas, trocar ideias para incentivar inovações de caráter de processos, e também de paladares, aprender sobre o consumo de vinhos e, enfim, abrir portas para novos negócios”, conclui a gestora do SEBRAE/RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções