Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Documentário da “Caravana de Cinema no Extremo Sul” será apresentado amanhã em frente ao Sete de Abril

15 outubro
15:16 2013

A Moviola Filmes apresenta nesta quarta-feira, às 20h30, o documentário produzido durante o projeto “Caravana Cinema no Extremo sul” com sessão comentada na Esplanada do Artista, na Praça Coronel Pedro Osório (em frente ao Theatro Sete de Abril). Uma tela de cinema será montada ao ar livre, no mesmo formato em que o projeto circulou por 12 cidades gaúchas, durante o mês de abril.

Moviola FilmesO público assistirá em primeira mão o documentário que retrata as sessões itinerantes de cinema nas cidades de Chuí, Santa Vitória, Rio Grande, Mostardas, São José do Norte, Aceguá, Bagé, Santana do Livramento, Quaraí, São Lourenço, Canguçu e Piratini. A cada cidade que chegavam a equipe do projeto montava a tela, preparava o local e exibia os filmes Marcovaldo e O Liberdade gratuitamente. Ao final das sessões, acontecia um debate entre produção e espectadores. “O projeto levou o cinema produzido na região de forma gratuita a mais de duas mil pessoas”, conta a diretora Cíntia Langie.

Essa aventura de 15 dias na estrada, a bordo de um ônibus, deu origem ao documentário de “making-of”, com 40 minutos de duração. “Trata-se de um mix composto por imagens, relatos e reflexões sobre arte, acesso à cultura e pro-atividade no cinema”, complementa a diretora. O documentário foi financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que recebe como contrapartida o material que poderá ser utilizado como modelo para futuras iniciativas de circulação cultural em locais de carência e pouco acesso à arte.

Além da exibição do documentário, a equipe irá promover uma exposição de fotos de Felipe Campal, a partir das 16h, com venda de camisetas e DVDs dos filmes produzidos pela Moviola Filmes. A equipe da Moviola sugere que cada um leve a sua cadeira de praia e Em caso de chuva o evento será realizado no Lyceu da UFPel, na rua Lobo da Costa, em frente ao Mercado Público. O projeto tem o apoio da Vó Maria Produções, A Vapor Estúdio, Cursos de Cinema e Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Secretaria Municipal de Cultura e Multiloja. Outras informações disponíveis no site em www.moviolafilmes.com.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções