Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Dom Jacinto saúda Pelotas na festa do Padroeiro São Francisco de Paula

07 julho
17:20 2014

Para celebrar o padroeiro de Pelotas, da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, e de nossa arquidiocese, nos 202 anos da cidade (completados hoje 07/06), o arcebispo dom Jacinto Bergmann presidiu a missa festiva na manhã deste domingo (06/07), com a presença de fiéis, representantes das paróquias da cidade e autoridades locais. A missa foi concelebrada pelo vigário geral, Pe. Mário Prebianca, pelo pároco Pe. Luiz Boari, pelo vigário paroquial Pe. Guilherme Barroso Panatieri, e Pe. Francisco (nascido em Pelotas, mas pertencente a diocese de Osasco, SP).

Em sua homilia o arcebispo destacou o exemplo de vida de São Francisco de Paula citando a frase dita pelo santo: "A contemplação das coisas do céu é o mais verdadeiro alimento de nossa vida e suprema felicidade".

Em sua homilia o arcebispo destacou o exemplo de vida de São Francisco de Paula citando a frase dita pelo santo: “A contemplação das coisas do céu é o mais verdadeiro alimento de nossa vida e suprema felicidade”.

Dom Jacinto enfatizou que atualmente estamos vivendo uma cultura da horizontalidade, perdendo a capacidade de contemplar a Deus e tudo o que vem do alto. No documento preparatório para o Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 5 a 19 de outubro, em Roma, será pauta de trabalho, a dificuldade de as famílias voltarem-se a Deus e tomarem decisões “em uma dimensão vertical”, incluindo Deus em suas vidas. “Estamos vivendo a cultura que rejeita escolhas verticais e divinas, condicionados pelo provisório típica de uma sociedade liquida do usar e jogar fora, apoiados pela cultura do descarte e do provisório”, destacou.

“Nosso tesouro não deve estar nas coisas da terra, onde a ferrugem corrói, mas sim na contemplação dos ensinamentos de Deus. Esquecermos do nosso Eu, e sim, pensarmos no bem do outro. Só assim seremos pessoas mais felizes, teremos uma paróquia mais feliz, uma arquidiocese mais feliz e a cidade de Pelotas, mais humana, acolhedora e feliz. finalizou dom Jacinto.

Comemorações: A Festa de São Francisco de Paula teve início no dia 27 de junho e estendeu-se até sábado, dia 5 de julho, com a novena preparatória. Pela primeira vez a procissão foi deslocada para a tarde de sábado, momento em que o santo padroeiro percorreu as ruas da cidade passando por locais que levam o seu nome, como Av. São Francisco de Paula, Seminário Arquidiocesano, Hospital Universitário, Cemitério do Fragata,  Casa da Criança e também pela prefeitura municipal, onde o Prefeito Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas, receberam em nome de Pelotas, a bênção concedida por Pe. Boari. A procissão encerrou com uma missa festiva na Catedral.

No domingo, dia 6, as celebrações prosseguiram com uma alvorada festiva, estourar de fogos e repicar dos sinos, tendo ainda a especial participação da Banda do Exército Brasileiro. Após a missa presidida por dom Jacinto, todos confraternizaram com um almoço servido no Salão São José, recentemente restaurado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções