Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais é aprovado na UFPel

23 setembro
17:31 2013

Durante a 149ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 9 a 13 de setembro de 2013, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou o nível de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel.

Além de qualificar recursos humanos locais e nacionais para a atuação nas diversas linhas de pesquisa que envolvem a área de Materiais, o PPGCEM visa integrar a Universidade com os setores produtivos, a partir do estudo da performance dos materiais tradicionais e avançados, bem como do seu reaproveitamento e industrialização. Para tanto, vem atuando com duas grandes áreas de concentração: Materiais nanoestruturados e industriais, e Biomateriais.

O CDTec, que tem outros três programas de Pós-Graduação, contará com o primeiro e único programa com doutorado em Engenharia na UFPel. É importante ainda destacar que na metade sul do Estado, somente dois cursos em nível de doutorado existem: o recém criado na UFPel e o da FURG de Engenharia e Ciência de alimentos, sendo este último com foco de atuação diferente, o que demonstra o grande desafio que terá o grupo da UFPel, em poder oferecer condições de qualificação profissional nesta área de Ciência e Engenharia de Materiais na região.

Este curso de doutorado surge em um momento de grande relevância para a área de Materiais, já que o polo naval e o complexo industrial da saúde são uma realidade regional. Isso contribuirá para a formação, capacitação e qualificação de recursos humanos e geração e desenvolvimento de tecnologias para atuar no desenvolvimento regional.

A proposta do PPGCEM é apoiada pela infraestrutura obtida a partir de projetos de pesquisa e de inovação tecnológica de agências de fomento, como CNPq, CAPES, FINEP, AEB, FAPERGS. Além disso, destaca-se as parcerias estabelecidas com outras instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras, onde pesquisadores do PPGCEM estão realizando pos-doutoramento, e também atraindo pesquisadores visitantes. O PPGCEM também está integrado ao curso do programa REUNI institucional, graduação em Engenharia de Materiais, recentemente avaliado com nota 4 pelo MEC, por intermédio de diferentes ações acadêmicas e científicas permitindo o fortalecimento do mesmo bem como de outros cursos de graduação com áreas afins da UFPel.

Este cenário, coloca a UFPel em uma situação de destaque na área de Materiais no país, colocando o Estado do Rio Grande do Sul como o segundo pólo da área, atrás a apenas do Estado de São Paulo, que é pioneiro.

O histórico da Engenharia de Materiais na UFPel é bastante recente, o que deixa o corpo docente bastante satisfeito, mas cientes dos futuros desafios. Abaixo, um breve relato cronológico sobre a formação da área de Materiais na UFPel:

– 2009: Início da primeira turma de graduação em Engenharia de Materiais, que tem neste ano de 2013, previsão da primeira turma a se formar.

– 2011: Início do curso de Mestrado, já tendo 15 dissertações defendidas e outras previstas ainda no decorrer do presente ano.

– 2013: Início do curso de Doutorado.

Desta forma, ressalta-se que esta conquista foi possível pelo esforço árduo do corpo docente, alunos, e demais aqui envolvidos, que agora tem mais um grande desafio no âmbito interno da UFPel, que passa pela criação do espaço físico adequado e superação da deficiência de pessoal técnico-administrativo, de forma que permita a consolidação dos três cursos na área de Ciência de Materiais (graduação, mestrado e doutorado). Estas ações em conjunto permitirá a consolidação da área de Materiais, bem como alicerce de novas iniciativas das áreas tecnológicas na UFPel.

O corpo docente do PPGCEM, é formado por um grupo de docentes atuantes na área de Ciência de Materiais da graduação em Engenharia de Materiais, agregando ainda professores da Biotecnologia, Odontologia, Química, Física, Engenharia Madeireira, Engenharia Civil e Arquitetura, todos da UFPel, além de contar com a participação da Escola de Engenharia da UFRGS, demonstrando o seu caráter multidisciplinar, característico da área.

O grupo de docentes e alunos do PPGCEM agradecem o apoio recebido da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e, também, da Administração Superior da Universidade Federal de Pelotas, como um todo.

Em breve, informações sobre o edital de abertura do processo seletivo para o doutorado e novas atividades acadêmicas e científicas em conjunto com a comunidade interna e externa da UFPel e região que serão divulgados na página do PPGCEM:www.ufpel.edu.br/cdtec/ppgcem.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções