Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

DOWN :Semana da Conscientização está adiada por trinta dias

DOWN :Semana da Conscientização está adiada por trinta dias
19 março
16:27 2020

Por Luana Braga*

Como o momento é de resguardo e proteção, evitando aglomerações e a proximidade dos contatos, a Associação de Pais de Down de Pelotas (APADPEL), assim como já expressou nas redes sociais, também comunica nesta coluna, o adiamento da criteriosa e qualificada programação, que chegou a ser divulgada, para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Assim, a Semana Municipal Sobre Síndrome de Down 2020, cuja programação inicial aconteceria entre os dias 21 e 28 deste mês, será realizada num novo período. Oportunamente haverá ampla divulgação do evento.

ATIVIDADES – A Semana Municipal obedece a lei 6.658 de 17 de dezembro e 2018. Neste ano, com o slogan “Transforme seus conceitos, liberte-se do preconceito”, já estávamos com inúmeras atividades. Entre as quais: Piquenique do Afeto; Feira de Exposições das Mulheres Empreendedoras APADPEL; Caminhada Down; Teatro APADPEL; desfile de moda “Transformando conceitos”; lançamento do projeto Escola de Bike APADPel; palestras sobre saúde e educação; exposição fotográfica “Além do olhar”, apresentando modelos com Síndrome de Down; Mostra de Talentos; exposição de trabalhos criados por alunos da APADPEL. Fica a prévia do que teremos, e o convite à participação da comunidade.

O dia 21 de março é conhecido mundialmente por ser o dia da Síndrome de Down. Sabe por que foi escolhida está data? Porque a Síndrome de Down é uma alteração genética. Todas as pessoas possuem 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos, já as pessoas com Síndrome de Down, possuem um cromossomo a mais no par 21, tornando assim um trio de cromossomos, então elas possuem 47 no total. Bom… por isso foi escolhido o dia 21 (se referindo ao par 21), e março = 3 (referindo-se a três cromossomos).

Este é um dia de Conscientização mas, para nós da APADPEL, é muito mais que isso, pois contrariamos muitas pessoas. Alguns ainda dizem que não é um dia de comemorar, porém, para nós é sim, uma data de comemorações, tanto que organizamos uma semana recheada de atividades, algumas para conscientizar, outras para dar visibilidade a pessoa com SD, outras para valorizar as mães que tanto lutam pelo seus filhos.

E por que comemorar? Porque, por mais que ainda estejamos distante de termos a inclusão escolar dos sonhos, nos dias de hoje vemos pessoas com SD cheias de autonomia, algo que antes nem as famílias acreditavam possível, tanto que os mantinham reclusos, não faziam questão do encontro com a sociedade, diferente do que vemos hoje, ou seja, crianças nas escolas regulares, adultos trabalhando, jovens entrando na faculdade e saindo de lá formados, tomando posse da sua voz perante a coletividade. Me diz se isso não deve ser comemorado? Então… venham comemorar conosco na Semana de Conscientização e Orientação Sobre a Síndrome de Down de Pelotas 2020. Entrem na fanpage da APADPEL, procurem o evento e acompanhem as definição das novas datas. Esperamos toda comunidade pelotense!!!

*Preside a Associação de Pais de Down de Pelotas (APADPEL)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções