Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

DUELO DOS PAMPAS : Gauchão começa nesta quarta-feira, com 12 times numa edição especial

17 janeiro
08:14 2018

Nos últimos 64 anos em apenas três oportunidades o Campeonato Gaúcho teve um campeão do interior. Essa excepcionalidade ocorreu no ano passado. Assim, o Gauchão de 2018 começa revigorado pela façanha do Novo Hamburgo, que irá defender o título. A surpresa protagonizada pelo Noia serve também de inspiração para outros times do interior, que agora acreditam que podem superar o domínio do grenalismo no Rio Grande do Sul.

Novo Hamburgo conquistou o título de 2017: façanha que serve de  motivação para os demais times do interior

Novo Hamburgo conquistou o título de 2017: façanha que serve de
motivação para os demais times do interior

O Gauchão tem 12 times. A fase classificatória é disputada em turno único, com um contra todos. Os oito primeiros colocados passam para as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão. A primeira fase será realizada de hoje (17 de janeiro) até 7 de março.

Nas quartas de final, o primeiro enfrenta o oitavo colocado, o segundo pega o sétimo e assim por diante. Essa fase será realizada no sistema eliminatório de ida e volta (mata-mata). Os vencedores passam para as semifinais, que também serão disputadas em duas partidas. Por fim, a final do Gauchão, cujos jogos serão realizados nos dias 1º e 8 de abril.

EQUIPES – O Grêmio deixa o Gauchão em segundo plano – pelo menos neste começo de temporada. Vai iniciar a competição com a equipe de transição, além do reforço de alguns contratados para a temporada de 2018, como o zagueiro Paulo Miranda e o meia-atacante Thaciano. O grupo principal do Grêmio só se apresenta nesta quinta-feira, iniciando a pré-temporada, visando principalmente a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.

O Internacional tenta recuperar o domínio estadual. Nas últimas 16 edições do Gauchão, o Colorado ganhou 12 títulos, enquanto o Grêmio levantou a taça três vezes e o Novo Hamburgo, uma. Além do atual campeão, os outros destaques do interior são Brasil, Juventude e Caxias.

GAUCHÃO

O Campeonato Gaúcho chega a sua 97ª edição. É disputado desde 1919, quando o Brasil se tornou o primeiro campeão do Rio Grande do Sul. Nesse período, o Internacional conquistou o estadual 45 vezes, enquanto o Grêmio ganhou 36. Depois só o Guarany de Bagé conseguiu vencer duas edições. Os demais campeões são Juventude, Pelotas, Novo Hamburgo, Bagé, Rio-Grandense, Farroupilha, Caxias, Grêmio Santanense, Rio Grande, Americano (Porto Alegre), Cruzeiro, Renner e São Paulo.

 

A primeira rodada do Gauchão de 2018: quarta-feira, 19h – São José x Cruzeiro; 19h30 – Brasil x Juventude; 20h30 – Caxias x Novo Hamburgo e São Paulo x Avenida; 21h45 – São Luiz x Grêmio. A rodada se completa na quinta: 21h – Internacional x Veranópolis. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções