Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

É proibido a ultrapassagem no Corredor de ônibus

É proibido a ultrapassagem no Corredor de ônibus
16 agosto
09:11 2017

A partir de hoje os veículos do transporte coletivo terão de andar em comboio no trecho da rua General Osório entre as ruas Tiradentes e Doutor Amarante

Formal e oficialmente, o corredor de ônibus da rua General Osório ainda não foi inaugurado. Está em uso, mas não inaugurado. A obra está em fase de conclusão. Mas algumas regras já começam a valer, e a despertar dúvidas quanto ao seu funcionamento. Desde a elaboração do projeto da obra, é de conhecimento de todos que o corredor será de uso exclusivo dos ônibus do transporte coletivo urbano de Pelotas.

Não há dúvidas que o corredor que começa na rua Gomes Carneiro e termina na avenida Dom Joaquim vai trazer benefícios ao trânsito na área central da cidade. As dúvidas que antecedem a utilização formal, oficial, do espaço, estão nas cabeças de motoristas e usuários.

A norma determinada pela Secretária de Transporte e Trânsito é que não está encaixando muito bem nos pensamentos dos motoristas e também da galera que utiliza o “busão” como forma de transporte. Os gestores definiram que em determinado trecho os ônibus terão de andar em comboio, não será permitida a ultrapassagem entre ônibus. Ou seja, no perímetro entre as ruas Tiradentes e Doutor Amarante é proibido um ônibus ultrapassa outro, mesmo que um esteja parado para embarque e desembarque de passageiros.

“Em alguns horários é bem provável que haja algum trancamento e com isso haverá atrasos”, aponta um motorista que pediu para não ser identificado. “Eu não acredito que vá dar certo, em horários de pico os atrasos vão ocorrer, com certeza”, salienta Leomir Soares, passageiro de uma linha da Zona Norte.

UM ATRÁS DO OUTRO: é assim que os ônibus terão de andar na área central do espaço exclusivo

UM ATRÁS DO OUTRO: é assim que os ônibus terão de andar na área central do espaço exclusivo

O secretário municipal de transporte e trânsito, Flávio Al Alam, discorda. “A gente acredita que o tempo de espera de um ônibus para outro no qual está havendo embarque ou desembarque, será compensado no decorrer do trajeto”, aposta. O secretário garante que muitos profissionais do sistema foram ouvidos e concordaram com a fórmula, que vai evitar um “passa e repassa” de veículos, o que é sempre um complicador no trânsito.

A verdade é que a partir de hoje os ônibus que se utilizam do corredor da rua General Osório terão de se adaptar. A fiscalização vai estar de olho.  A torcida de uns será para que dê certo. Outros, no entanto, continuarão a “transportar” suas dúvidas.

Ainda de acordo com Flávio Alam, a fórmula que será implantada a partir de hoje foi bem estudada antes de ser elaborada: muitas pessoas foram ouvidas. Mas ela não está fechada: em caso de haver algum tipo de problema poderá, sim, haver também algumas mudanças que a deixem de acordo com o objetivo inicial da proposta do corredor: de facilitar a mobilidade no trânsito na área central da cidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções