Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

ECOPONTOS : Mais de 11 mil descartes de resíduos em 10 meses

ECOPONTOS : Mais de 11 mil descartes de resíduos em 10 meses
19 novembro
09:12 2018

Desde janeiro de 2016, o cidadão pelotense conta com locais para fazer o descarte correto de seus resíduos domésticos. Localizados no Centro, Fragata e Laranjal, os três Ecopontos do município já receberam, de janeiro a setembro deste ano, 11.434 entregas de algum tipo de material – entre restos de podas de árvores, entulhos de obra, móveis desmontados e recicláveis -, e a quantidade aumenta conforme a previsão climática e o aumento das temperaturas.

A adesão da população ao serviço está refletida no volume de descartes recebidos mensalmente pelos Ecopontos. No Laranjal, por exemplo, 1.123 entregas feitas por caminhões, caminhonetes, reboques, carros, charretes, carrinhos de mão e até mesmo a pé foram registradas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), desde a inauguração do espaço em março de 2018. No Fragata, outras 1.661 cargas também foram recebidas este ano.

Ainda que a procura pelos Ecopontos tenha crescido, materiais descartados em via pública seguem sendo recolhidos pelas equipes de limpeza urbana. De janeiro a outubro, foram coletadas 949 cargas de entulho durante os mutirões realizados às quartas-feiras pela cidade.“O objetivo da criação dos Ecopontos é acabar com o descarte irregular de resíduos, espalhados pela cidade. Pretendemos criar mais sete pontos”, destacou o diretor do setor de Praças e Ecopontos, Vicente Amaral.

O MAIS PROCURADO

Entre os três Ecopontos disponíveis no Município, o central localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira é o mais procurado. No local, existem contêineres identificados para o depósito dos diferentes tipos de resíduos e dois servidores que orientam à destinação correta.

O funcionário Osvaldo Rosa observa um maior movimento nas segundas-feiras e aos sábados. Ele acredita que o aumento da procura nesses dias se deva à proximidade do fim de semana, quando as pessoas aproveitam a folga para fazer a limpeza de pátios e residências. Cada pessoa pode descartar até 1.500 litros de resíduo em cada entrega realizada, o que equivale a três caixas d’água de 500 litros cada. “Diariamente, enchemos seis contêineres com os resíduos”, contabilizou.

Sandrigo Nunes é uma das pessoas que procura o Ecoponto da Juscelino para descartar materiais sempre que precisa. Desde que soube do local, o morador da região central da cidade costuma levar restos de galharia diversas vezes na semana.“Ter um local específico para o descarte facilita muito a minha rotina. Além disso, também fico de consciência tranquila por dar o destino correto aos restos de poda”, garantiu Nunes.

PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS

A categorização dos resíduos é feita pelo próprio cidadão nos Ecopontos, no momento do descarte. O ato simplifica o descarte dos materiais, que são enviados ao Aterro Municipal, ao Transbordo ou a uma das cooperativas credenciadas ao Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

PELOTAS tem três unidades, localizadas no Centro, Fragata e Laranjal. A intenção da Prefeitura é criar outras sete

PELOTAS tem três unidades, localizadas no Centro, Fragata e Laranjal. A intenção da Prefeitura é criar outras sete

Veja como funciona:

  • – Restos de podas de árvores e entulhos da construção civil são enviados ao Aterro Municipal;
  • – Móveis desmontados são recebidos pela Estação de Transbordo, localizada no município de Candiota;
  • – Materiais recicláveis (vidro, papel, plástico e metal) são entregues a cooperativas indicadas pelo Sanep. Mensalmente os Ecopontos recebem representantes das cooperativas durante o expediente, para fazer o despacho direto.

VEJA ONDE LEVAR OS MATERIAIS:

  • Ecoponto Centro – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195: funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Fragata – rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções