Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Eduardo apresenta projetos para 2015 em São Paulo

18 dezembro
14:45 2014

O prefeito Eduardo Leite viajou a São Paulo para apresentar na sede da organização Comunitas, parceira da Prefeitura de Pelotas, o escopo do segundo ano do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. O chefe do executivo também aproveitará para conhecer o Poupatempo, um serviço criado pelo Governo do Estado de São Paulo que disponibiliza ao cidadão, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais.

Em outubro de 2013, Prefeitura e Comunitas assinaram um convênio para desenvolver em conjunto um projeto de aprimoramento da gestão pública municipal, intitulado Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. A empreitada tem por objetivo estimular a soma de esforços entre a iniciativa privada e os governos municipais para novas parcerias público-privadas.

De acordo com o titular da Coordenadoria de Gestão Estratégia, Cesar Mendes, a troca de experiências em gestão, proporcionada pelo programa  durante o primeiro ano de implantação, trouxe inúmeros benefícios para a cidade, como o aporte de transferência em conhecimento nesta área via consultoria e orientação. “A Coordenadoria monitora todos os projetos elaborados pela Prefeitura, durante os quatro anos, com o objetivo de institucionalizar o conceito de melhoria da gestão pública”, exemplifica Mendes.

O projeto, que também abrange a educação e a saúde, significou investimentos em melhorias e drástica evolução na qualidade do atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, que atenderá a 25 mil pessoas, e cuja reinauguração está prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2015.

Tanto a estrutura física quanto a parte de atendimento da UBS foram totalmente reformuladas. A unidade sofrerá uma mudança considerável em conceitos com acolhimento, abrangência de novos serviços com a expansão de equipes, inclusão de novas especialidades como psicólogos e educador físico, além da duplicação do serviço de odontologia, inclusão do conceito de farmácia distrital e serviços complementares para melhoria no atendimento.

Na área de educação, o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável busca revolucionar os serviços, a partir de uma estrutura bastante simples. Uma das propostas é a Educopédia, que torna acessível às escolas vídeos e às vezes até jogos digitais elaborados para abordar os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Pelotas será pioneira, o projeto está em fase preparatória e será implantado em março de 2015 em quatro escolas-piloto da rede municipal.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

É um programa de aprimoramento da gestão pública, desenvolvido em oito municípios brasileiros: Campinas (SP), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Teresina (PI) e Curitiba (PR). Com suas ações, o Juntos pretende estimular o envolvimento de lideranças políticas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população e também promover o intercâmbio de boas práticas entre os setores público e privado.

Comentários ()

Seções