Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Educação a Distância se firma como alternativa de ensino alinhada com os tempos modernos

Educação a Distância se firma como alternativa de ensino alinhada com os tempos modernos
17 outubro
09:02 2017

Mariana Salles, 35 anos, é moradora de Montenegro, região Metropolitana de Porto Alegre. Ela se divide entre os cuidados com o filho Matheus, de 2 anos, e o trabalho como gerente em uma loja de materiais de construção que é da sua família. Formada em Administração, Mariana adoraria voltar a estudar: “Eu gostaria de fazer um MBA, mas não teria com quem deixar meu filho, já que meu marido também trabalha. Além disso, não me vejo pegando a estrada e enfrentando trânsito após meu turno de trabalho”, explica.

Seguir estudando também é a ambição do João Silva, morador de Zé Doca, cidade maranhense com 50 mil habitantes. Ele tem 19 anos e desde que se formou no Ensino Médio acabou focando no trabalho em uma empresa que vende medicamentos para farmácias. “Eu gostaria de cursar uma faculdade, mas viajo a trabalho semanalmente e não tenho rotina fixa. Isso acaba impedindo esse sonho”, explica.

Esses dois personagens são fictícios, mas pessoas como eles existem em diversos locais do Brasil. A partir de 2018 elas terão uma opção para seguir estudando em uma instituição com tradição em excelência no ensino. A Universidade La Salle, com mais de 40 anos de atuação em Canoas, região Metropolitana de Porto Alegre, está lançando o Ensino a Distância. Serão 20 unidades espalhadas por todo o Brasil. São sedes físicas que terão à disposição tutores, secretaria, bibliotecas e laboratórios de informática. Todos os polos foram credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) com notas 4 e 5 (de no máximo 5), o que demonstra a excelência do projeto.

Pioneirismo e inovação fazem parte do projeto EaD. Isso porque a Universidade La Salle foi a primeira no mundo a ter uma equipe de sistemas que em parceria com os engenheiros da Nuvem Mestra, mais destacado representante do Google For Education no Brasil, desenvolveram o ambiente virtual, o La Salle Learning Experience, que será utilizado pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância. “Essa plataforma de aprendizagem é um ambiente conhecido, amigável para os alunos, pois a maioria já utiliza as ferramentas Google. Ela tem a capacidade de integrar todos os aplicativos da empresa, facilitando a aprendizagem”, explica o Gestor Nacional de Educação a Distância na Universidade La Salle, Prof. Mário Augusto Pool.

COMO FUNCIONA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Os cursos de graduação a distância oferecidos pela Universidade La Salle estarão organizados em módulos bimestrais com duração de 10 semanas, que funcionam de modo a integralizar os conteúdos. Eles serão ofertados em duas modalidades: Semipresencial e Online. Semipresencial: Esta modalidade caracteriza-se pela combinação de encontros a distância com encontros presenciais uma vez por semana, geograficamente localizados nos polos de apoio. As aulas são elaboradas utilizando tecnologias digitais, produção de conteúdo didático-pedagógico digital e recursos do próprio ambiente virtual de aprendizagem. Nos encontros presenciais, os alunos podem participar de aulas de forma colaborativa, dirimir dúvida com os tutores, realizar avaliações e serem atendidos pela secretaria acadêmica.

Online: Esta modalidade caracteriza-se pela disponibilização das aulas e atendimento aos alunos prioritariamente pelo ambiente virtual de aprendizagem. Os encontros presenciais ocorrem apenas para realização das avaliações, conforme as estruturas dos cursos.

As formas de ingresso são o vestibular ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O único requisito é ter o mínimo de conhecimento de informática e internet para garantir autonomia na operação durante as aulas.

De acordo com Mário, o valor da mensalidade do curso EaD corresponde a um terço do presencial. Isso é possível porque o custo do curso é proporcional, o que não significa, segundo o gestor que os professores não sejam capacitados. Além dos professores, os tutores estão à disposição online e presencialmente no caso dos encontros nos polos.

QUEM É O ALUNO DE EAD?

A ideia de que o ensino a distância é um ensino de segunda linha já foi ultrapassada, hoje temos em mente que o EaD atende pessoas que querem se qualificar e, por diversos motivos, não têm tempo de se dedicar a modalidade presencial. “É uma alternava de rotina de vida e também outra forma de estudar que exige ainda mais, pois o aluno tem que ser um leitor, já que precisará ler e escrever muito mais e, principalmente, é o único responsável pela busca do processo de aprendizagem”, explica Mário.

Mas para se adaptar a essa modalidade o aluno precisa de organização. A autonomia na busca do conhecimento é essencial e faz com que os encontros presenciais ou mediados pelas tecnologias digitais deixem de ter o papel de transmissão de conteúdos para se transformarem em momentos de troca de experiências e de aplicação e reflexão sobre os temas do auto estudo.

La Salle PelotasUNIDADE PELOTAS

Em Pelotas, a unidade de educação a distância da Universidade La Salle estará localizada no Colégio La Salle, já conhecido na cidade, na rua Marquês de Maricá, 142, bairro Areal. Para mais informações, o (a) interessado (a) deve procurar Rita Alves, Supervisora de Polo de Educação a Distância através do e-mail [email protected] .

Os cursos ofertados neste primeiro ingresso serão Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais. Para inscrições e data de provas acesse: www.unilasalle.edu.br/ead .

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções