Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Eduardo entrega seis ônibus com acessibilidade

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Eduardo entrega seis ônibus com acessibilidade
17 outubro
20:19 2013

Na solenidade ocorrida nesta quinta-feira (17/10/2013), no salão nobre, também foi firmada a lei que determina a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência e convênio com o SENAC que disponibiliza capacitações aos alunos da EJA.

Gab Prefeito_Smed 6 novos ônibus escolares (5)A tarde do dia 17 de outubro foi muito positiva para a educação de Pelotas. Em uma única solenidade, celebrada às 15h no salão nobre do Paço Municipal, foram anunciadas três medidas que vão beneficiar a comunidade escolar e a população em geral. A primeira foi a entrega de seis ônibus escolares com acessibilidade, que atendem a reivindicação de um grupo de mães que há anos luta pelos direitos de seus filhos, cadeirantes. A segunda foi a assinatura de uma lei que determina a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência e a terceira um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) que disponibiliza cursos de capacitação aos alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Reconhecemos que ainda há muito que fazer pela educação de nossa cidade, mas este é um momento de celebrar… Celebrar estas que são importantes conquistas para a nossa comunidade”, destacou o prefeito. Ele recordou que a vice-prefeita Paula Mascarenhas solicitou a compra dos veículos no dia 26 de março deste ano, enquanto ocupava o cargo de secretária interina da Educação.

Gab Prefeito_Smed 6 novos ônibus escolares  14 (2)O chefe do Executivo destacou que, devido à morosidade de execução das políticas públicas, foram quase sete meses até que a compra pudesse se concretizar. “Este grupo de mães compartilhou conosco a sua angústia, que era também a nossa angústia em não poder atender de modo imediato, mas finalmente o obstáculo foi superado e agora estes jovens estudantes vão poder ser transportados em segurança, com maior conforto e qualidade, tanto para as crianças quanto suas famílias”, ponderou Eduardo, que entregou flores a treze mães, como forma de homenageá-las pela sua luta e agradecer pela compreensão na espera.

Os veículos custaram R$ 792 mil (R$ 132 mil cada) e foram comprados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os ônibus entram na linha a partir de segunda-feira (21/10), cinco atenderão as escolas municipais da zona urbana e um da zona rural. Dos seis ônibus, dois contam com quatro boxes para cadeirantes e oito assentos e os outros quatro, com um box para cadeirantes e 22 lugares.

Gab Prefeito_Smed 6 novos ônibus escolares (1)

Ademar Ornel, Eduardo Leite e Prof. Adinho

O prefeito agradeceu a presença expressiva dos vereadores, parceiros da prefeitura em torno do interesse público, e chamou o vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira (PPS) para testemunhar a assinatura da lei, inspirada em um projeto de lei de autoria do parlamentar, que beneficia com a gratuidade no transporte coletivo as pessoas com deficiência, temporária ou permanente. “Com o apoio da Câmara de Vereadores, nós aperfeiçoamos a lei, que não exige mais que aquelas pessoas com deficiência permanente tenham que fazer novos exames a cada dois anos para comprovar a deficiência”, explicou Eduardo.

Gab Prefeito_Smed 6 novos ônibus escolares

Eduardo e Paula apresentam novo ônibus para menino cadeirante

Presente na solenidade, o diretor geral do SENAC-RS, José Paulo da Rosa assinou com o prefeito Eduardo Leite o convênio por meio do qual prefeitura e SENAC passam a oferecer cursos de capacitação aos alunos da EJA.

A mesa da cerimônia contou com a vice-prefeita Paula Mascarenhas, com o secretário de Educação e Desporto (Smed) Gilberto Garcias e com o presidente da Câmara de Vereadores Ademar Ornel (DEM). Na plateia, secretários e assessores municipais, parlamentares, representantes de entidades voltadas a pessoas com deficiência, estudantes que serão beneficiados com os ônibus com acessibilidade e familiares.

Após a solenidade, o prefeito foi até o largo Edmar Fetter (Mercado Central), onde os ônibus estavam em exposição, e entregou as chaves dos seis veículos aos seus respectivos motoristas.

Fonte:Ascom

Fotos:Eduardo Beleske

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções