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terça, 16 de abril de 2024

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Educação: gestores aprendem a gerenciar escolas

29 abril
16:16 2014

Nesta terça-feira e quarta-feira, 29 e 30 de abril de 2014, no auditório do SESC, ocorre a 2ª jornada do Curso Gestão para Resultados na Educação, ministrado pela Falconi Consultores, voltado a 45 educadores da rede municipal, entre diretores e supervisores pedagógicos. O objetivo do treinamento é habilitar os gestores para aplicar as técnicas que irão melhorar os resultados pedagógicos e ampliar os índices de aprendizagem da rede municipal de ensino fundamental.

Falconi capacita diretores e supervisores pedagógicos da rede municipal para traçar metas e manter os resultados alcançados.

Falconi capacita diretores e supervisores pedagógicos da rede municipal para traçar metas e manter os resultados alcançados.

A meta é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Pelotas por meio de um sistema de gestão sustentável, fundamentado em uma liderança eficaz.

“A gente tem que ter um caminho seguro para chegar onde deseja, ter uma estratégia bem traçada, com metas e clareza no rumo a seguir”, antecipou o prefeito Eduardo Leite na abertura do encontro. “Saber onde se quer chegar e acompanhar os resultados é fundamental para se ter ciência do quanto avançamos, para não perdermos os estímulos.”
O sistema educacional de Pelotas engloba 88 escolas, quatro mil servidores públicos e cerca de 30 mil alunos. “É um sistema amplo e complexo, quase como uma prefeitura à parte. Por isso é tão importante o planejamento, para se estabelecer uma gestão qualificada de recursos, tanto financeiros quanto humanos”, comparou o prefeito.
Logo no início da manhã foi projetado um vídeo em que o professor Vicente Falconi, fundador da empresa de consultoria, comenta que em torno de 50% da verba nacional da Educação é aplicada no Ensino Superior.

“É um erro. A grande prioridade nacional tem que ser o Ensino Fundamental, que é a base de tudo”, dizia Falconi, em sua fala. O prefeito complementou: “E o problema de gerenciamento não acontece só no nível macro, mas também no micro.

Assim como o governo nacional está investindo muito no curso superior quando deveria estar cuidando mais do fundamental e do médio, a gestão de recursos nas escolas também pode estar com o foco errado. Esse curso vem para ajudar cada diretor a gerenciar a sua escola. Por favor, recebam de coração e mente abertos essa contribuição”, pediu Eduardo.

Reformas nas Emeis – O prefeito comentou ter lido, recentemente, sobre mais resultados positivos da Falconi alcançados em escolas do Rio de Janeiro – números esses que tornam a comprovar a excelência da empresa na área de consultoria educacional. Eduardo lembrou que os recursos usados para sua contratação – R$ 2.148.000,00 – são oriundos do Salário-Educação, fundo nacional voltado a investimentos em educação, mas que não podem ser acessados para pagamento de salários a professores. Ele também fez um breve relato sobre as duas escolas de educação infantil (Emeis) que acabam de ser reformadas – Mário Quintana e Lobo da Costa, na fase final – e informou que estão em andamento os projetos para melhorias nas outras 25 Emeis.

Eduardo Leite esteve presente no encontro

Eduardo Leite esteve presente no encontro

A contratação da Falconi faz parte do plano estratégico desenvolvido pela Coordenadoria de Estratégia e Gestão da Prefeitura de Pelotas, sob coordenação de César Mendes. A consultoria integra o projeto Melhorando os Indicadores na Educação, dentro do programa estruturante Boa Escola para Todos – um dos três eixos da perspectiva social, ao lado do Saúde Agora e do Cidadania e Segurança.

A meta da prefeitura é elevar o Ideb na rede municipal de ensino entre 18% e 20% (veja abaixo).
Acompanhando Eduardo, a vice-prefeita Paula Mascarenhas, que esteve à frente da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) nos primeiros quatro meses de 2013, recordou que tão importante quanto o Ideb – indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir o nível de aprendizado nas escolas – é o indicador interno de cada educandário. “Precisamos compreender quem é o nosso aluno, como ele estava ao chegar à escola e onde ele pode chegar. É importante saber o ‘efeito-escola, isto é, qual é a contribuição da escola na formação do aluno”, ponderou.

Sintonia com o MEC – Com 12 anos de atuação na área educacional da Falconi, a psicóloga Michele Almeida, que ministra o curso com os consultores João Ely e Luiza Miklasevicius, explicou que a capacitação é focada em resultados, com linguagem voltada à escola e em sintonia com os preceitos do MEC. “Nosso primeiro desafio, de trazer os alunos à escola, foi vencido.

Agora nosso novo desafio é melhorar a qualidade do ensino”, disse a consultora. Segundo Michele, nestes dois dias de treinamento será apresentado o que deve ser desenvolvido nas escolas durante um ano. “O curso vai ensinar os gestores a melhorar e manter resultados, a atingir suas metas e sustentá-las, sem descuidar do crescimento da equipe e do clima organizacional”, complementou.

Cada participante do curso recebeu uma pasta com apostila e o livro “Gestão para Resultados na Educação”, de autoria de Izabela Murici e Neuza Chaves, publicado pela própria Falconi. “O livro ficará disponível para a comunidade escolar, em cada escola”, orientou Michele.

Presente na abertura do curso, o secretário Gilberto Garcias explica que na semana passada houve a 1ª jornada, direcionada a um grupo de multiplicadores indicados pela Smed e que na próxima semana ocorre a terceira jornada, com outros 45 educadores. “Ao todo serão 100 pessoas capacitadas. O passo seguinte da consultoria será em campo, acompanhando o trabalho junto às escolas.”

Sobre o IDEB – Pelotas encontra-se na 33ª posição do Estado na classificação do Ideb. A meta traçada pela Falconi, tendo por foco a alfabetização e a qualidade do ensino, é elevar o Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de 4,5 (hoje) para 5,4, um aumento de 20%; e dos anos finais de 3,4 (hoje) para 4,0, acréscimo de 18%.

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