Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

EDUCAÇÃO INFANTIL : Câmara espera resposta da SMED para votar novas contratações

EDUCAÇÃO INFANTIL : Câmara espera resposta da SMED para votar novas contratações
29 junho
09:58 2016

Depois de reunião com o secretário municipal de Educação, José Francisco da Conceição, ontem, os vereadores decidiram que aguardarão até hoje, para receber informações sobre a realidade das escolas de educação infantil e então votar os projetos do governo de contratação de motorista, monitor de escola e professores.

O pedido de informações ao secretário foi feito inicialmente pelo vereador Anselmo Rodrigues (PDT). Ele quis saber o número de crianças que foram efetivamente matriculadas nas escolas no início do ano e qual a evasão até o momento. Anselmo também questionou o número de professores, argumentando que, se a evasão foi grande, não há motivos para novas contratações.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Marcos Ferreira (PT) concordou com o pedido do colega e também solicitou que a Prefeitura encaminhe até hoje o número de motoristas e de veículos em funcionamento em todas as secretarias. “São informações importantes para votarmos os projetos”, afirmou Marcola.

O secretário informou aos parlamentares que até esta quarta enviaria os dados, mas que a SMED não tem o levantamento do número de professores por escola. Conceição afirmou também que encontrou uma situação difícil na educação infantil. “Cresce assustadoramente a demanda reprimida na educação infantil. Por conta da crise econômica, as famílias estão tirando os filhos das escolas particulares e levando para as públicas”.

Ele disse que o município também precisa aumentar o atendimento aos alunos com necessidades especiais, e que em uma sala de aula com um aluno especial, é preciso “reduzir cinco outros alunos”. “Temos que avançar mais”, afirmou.

O vereador Marcus Cunha (PDT) pediu a atenção do secretário para as “escolas de lata”. “Só tem ar frio, as crianças batem queixo na sala de aula”, disse o parlamentar, que convidou o secretário a visitar os contêineres onde dezenas de crianças estudam.

Cunha lembrou ao secretário que as olarias de Pelotas fornecem ao Poder Público 15 mil tijolos por mês, e que o governo dispõe de pedreiros que poderiam construir salas de aula para substituir os contêineres. O vereador também sugeriu uma parceria com o IFSul para a construção de banheiros nas escolas. As duas sugestões foram bem aceitas pelo titular da SMED.

Já o vereador Ricardo Santos (PCdoB) mostrou o edital para licitação da nova empresa que ficará responsável pela limpeza das escolas. Segundo Ricardo, em uma primeira análise, “o edital está direcionado, e queremos ouvir o governo a respeito”.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções