Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Educação Infantil inscreve para 2016

Educação Infantil inscreve para 2016
05 outubro
16:54 2015

Inscrições da Educação Infantil para 2016 se encerram dia 9 

Até o dia 9 de outubro a rede pública municipal de ensino receberá inscrições para a Educação Infantil, que abrange crianças de zero a cinco anos. Pais e responsáveis de crianças de quatro e cinco anos que ainda não frequentam a escola devem, obrigatoriamente, procurar uma instituição. A nova legislação nacional exige, a partir de 2016, a frequência na escola desde os quatro anos de idade.

As inscrições são feitas em todas as escolas de educação infantil (emeis) e nas escolas de ensino fundamental (emefs) que têm pré-escola. No ato da inscrição o responsável poderá indicar três instituições de sua preferência. É necessário apresentar a certidão de nascimento da criança.

Cinco ações para criar novas vagas

A Secretaria de Educação de Desporto (Smed) desenvolve cinco ações para criar novas vagas, a fim de atender todas as crianças de quatro e cinco anos que procurarem a rede municipal e de aumentar a oferta para os pequenos de zero a três anos.

          As ações são:

  • *retomada da construção das cinco emeis que estavam paralisadas;
  • *compra de prédio para instalação de nova escola no Centro da cidade;
  • *reforma e ampliação de todas as emeis;
  • *implantação de pré-escola em emefs;
  • *licitação para construção de mais nove escolas.

Retomadas as obras das 5 novas emeis

Recomeçou esta semana a construção das cinco escolas de educação infantil (emeis) nas localidades Eldorado, Getúlio Vargas, Vila Farroupilha, e também no Monte Bonito e Colônia Z3 – as primeiras emeis da zona rural. A conclusão de todos os prédios, previsto para o primeiro trimestre de 2016, deve gerar cerca de 900 novas vagas para crianças de zero a cinco anos.

Contratada por licitação em nível nacional em novembro de 2013, o financiamento destas escolas é oriundo do Pró-infância, do Ministério da Educação. A MVC, empresa vencedora para executar as obras em Pelotas, assumiu construção de escolas em diversos municípios do País. Já no início da execução das obras, a empresa paralisou os trabalhos, alegando defasagem do valor em todos os contratos. Para garantir a entrega destas escolas, a prefeitura empenhou cerca de R$ 1,5 milhão em recursos próprios, como equilíbrio financeiro, aumentando em torno de 23% o valor de cada prédio.

A compra do prédio da antiga escola Nossa Senhora da Luz, no Centro de Pelotas, irá abrir 600 novas vagas no início do ano letivo, em local totalmente reformado e adequado para a finalidade.

Desde o início do ano, todas as escolas de Educação Infantil estão sendo reformadas e ampliadas. O objetivo é melhorar as condições e aumentar o espaço físico para matricular mais crianças.

A implantação de pré-escola nas instituições de ensino fundamental deverá criar 450 novas vagas para crianças de 4 e 5 anos de idade.

Ainda este ano, a prefeitura lançará edital para construção de mais nove escolas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com previsão de aumento de mais de 2.000 vagas.

Reforma e ampliação das 27 emeis

Todas as 27 Emeis de Pelotas passam por reformas, ampliações ou estão sendo totalmente reconstruídas. Em alguns bairros a realidade dessas escolas já começou a mudar, como na Guabiroba que teve a Emei Mário Quintana toda reformada e no Pestano onde a Emei Lobo da Costa ganhou um prédio novo.

A auxiliar de limpeza Aline Coelho Meves deixa com tranquilidade os dois filhos pequenos na Escola de Educação Infantil (Emei) Lobo da Costa, no Pestano. A escola reinaugurada em setembro de 2014 tem estrutura melhor do que muitas escolas particulares. Refeitório amplo, com cozinheira que tem a despensa cheia para preparar alimentos fresquinhos todos os dias (cinco refeições diárias), salas claras novas e limpas com mesinhas e cadeiras do tamanho da criança, além de professores e funcionários dedicados. Depois da mudança, foram abertas mais 50 vagas, totalizando 125 alunos.

“Deixo a Thaemy, de 2 anos e meio, e o Enzo de 8 meses aqui e tenho certeza de que eles estão muito bem cuidados”. Aline também tinha deixado o filho mais velho, Thaylor, agora com seis anos, na escola Lobo da Costa desde os três meses. “Só que na época do Thaylor a escola era bem diferente. Uma casinha de madeira com poucas condições, muita umidade, pouco espaço”, lembrou a auxiliar de limpeza, feliz com as melhorias.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções