Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

EDUCAÇÃO INFANTIL : Maior escola da cidade completa 3 anos

EDUCAÇÃO INFANTIL : Maior escola da cidade completa 3 anos
01 abril
09:11 2019

Emei Bernardo de Souza integrou a comunidade escolar em um dia de festa e comemorações

Há três anos, Pelotas estava prestes a inaugurar a sua maior escola de educação infantil. Em 30 de março de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil (EmeiBernardo de Souza era inaugurada oficialmente na cidade, mas, desde o início do mês, já havia aberto as portas para mais de 500 crianças de todas as áreas do município. Na última sexta-feira, a comunidade escolar integrou-se em um dia de celebração, com direito à mateada, apresentações culturais, brincadeiras e exposição de trabalhos dos alunos.

29.03.2019 - Aniversário de três anos da Emei Bernardo de Souza - Foto Michel CorvelloBalões, música e um enorme bolo de aniversário denotavam o clima festivo na escola que, em 2019, será responsável pelo ensino de 509 alunos em 29 turmas, que vão desde o berçário até o pré. Se o número expressivo poderia gerar a ideia de distanciamento, por conta da rotina movimentada no educandário, a atuação afetuosa dos profissionais desperta o sentimento de pertença.

UMA SEGUNDA FAMÍLIA

“Me sinto em família. O fato da escola procurar sempre aproximar os pais dos filhos me deixa muito feliz, porque é isso que os deixa mais seguros”, opina Cinara Bilhalva que, quando questionada sobre a forma como a filha Sara Valentina é recebida na Bernardo de Souza, responde rapidamente: “melhor, impossível”.

Se, por um lado, os três anos de história parecem poucos, por outro, representam o acompanhamento quase que integral de vidas como a de Murilo, hoje, com 5 anos. A mãe Carla Berdet salienta a alegria de ver o desenvolvimento do filho e a integração com outros amigos que conhece ao longo dos três anos em que estuda na Bernardo. “Ele entrou aqui usando fralda e agora já aprendeu os números, as letras e as cores”, comentou Carla, satisfeita com o aprendizado recebido pelo filho.

29.03.2019 - Aniversário de três anos da Emei Bernardo de Souza - Foto Michel CorvelloCOMUNIDADE INTEGRADA

Diretora da instituição, que atende crianças de todos os bairros da cidade, Fernanda Amico diz que a festa foi idealizada para reunir a comunidade escolar. “Pensamos em um dia alegre, onde as famílias se fizessem presente e se divertissem com as crianças”, apontou.

O carinho dos profissionais, destacado pelas mães, reflete a atenção do Município em oferecer um ensino de qualidade às crianças pelotenses. Além de reformar e ampliar mais de 20 Emeis em Pelotas, também abriu outras duas – a Mário Osório Magalhães, em 2018, e a Bernardo, na gestão do então prefeito e atual governador do Estado, Eduardo Leite; o nome da escola foi escolhido por Leite, a fim de enaltecer o ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza.

Na escola, há uma área destinada ao homenageado, com fotografias e objetos pessoais, livros e prêmios conquistados ao longo de sua carreira política e docente.

RELEMBRE

A Prefeitura comprou o prédio do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz/Universidade Católica de Pelotas (UCPel) por R$ 4 milhões e investiu outros R$ 300 mil na reforma total do espaço. Um dos objetivos era absorver a frequência escolar obrigatória de crianças de 4 e 5 anos, conforme determinação do Plano Nacional de Educação.

Emei Bernardo de SouzaESTRUTURA

O prédio localizado na rua Padre Anchieta, 3553, conta com sala de artes, biblioteca, videoteca, brinquedoteca, refeitório, cozinha, banheiros com acessibilidade, pátio, praça de convivência, entre outros. Em 2016, 384 foram matriculados; em 2017, 492; em 2018, 505; e em 2019, 509. Quase 100 profissionais são responsáveis pelo ensino e cuidado de 29 turmas do educandário, como professoras, auxiliares, merendeiras, monitores e serventes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções