Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

EDUCAÇÃO PARA A PAZ : Campanha chega a mais uma escola

04 setembro
08:46 2018

Promover a discussão de problemas enfrentados por crianças e jovens no ambiente escolar é o objetivo da campanha Educação para a Paz, promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed).  Ontem, cerca de 100 alunos de quartos e quintos anos da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Francisco Carúccio, no Pestano, receberam a palestra Conversando a Gente se Entende, que abordou as práticas de comunicação não violenta e como utilizá-las com amigos e colegas.

A tolerância, o respeito às diferenças e a importância do diálogo para a construção de relações saudáveis estiveram entre os assuntos apresentados pela gestora do Cejusc, Marília Gonçalves, e pela assistente social e voluntária da atividade, Giziane Fonseca. Através de encenações, ela destacou comportamentos que devem ser seguidos quando surgem problemas de relacionamento entre colegas. Ser sincero, respeitoso e aprender a observar foram algumas das sugestões feitas aos alunos.

“Tentar entender o outro é o primeiro passo para aplicar a comunicação não violenta”, esclareceu a voluntária Giziane.

Para a direção da Francisco Carúccio, a discussão propicia entender as dificuldades enfrentadas na relação entre colegas que, muitas vezes, vivenciam realidades conflitantes em suas vidas familiares. Ouvir sobre bullyng e outros problemas que atingem a juventude, conforme a vice-diretora da escola, Berta Neuszling, é uma maneira de os alunos entenderem que a escola está aberta a ouvir e colaborar.

“As dificuldades de relacionamento dos estudantes podem ser entendidas até pela base familiar que possuem. A observação desses problemas explica comportamentos e pode ajudar a resolver essas situações”, esclareceu a vice-diretora.

INICIATIVA do Cejusc integra as estratégias da Escola Municipal Francisco Carúccio

INICIATIVA do Cejusc integra as estratégias da Escola Municipal Francisco Carúccio

A CAMPANHA

O projeto do Cejusc integra as estratégias do programa Escola da Paz do Pacto Pelotas pela Paz e ocorre em Pelotas e cidades próximas desde 2012. A iniciativa já alcançou mais de 12 mil estudantes e é desenvolvida em escolas municipais, estaduais e privadas, a fim de promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade escolar para a importância do diálogo para o entendimento e a pacificação social.

Escolas interessadas em receber as ações do projeto Educação para a Paz podem entrar em contato com o Cejusc do Foro da Comarca de Pelotas através do telefone (53)3279-4900 (ramal 1410) ou pelo email [email protected]. Mais informações podem ser verificadas no site da instituição (http://conciliacaopelotas.blogspot.com/).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções