Diário da Manhã

quinta, 05 de dezembro de 2019

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EDUCAÇÃO : Turno integral e iniciação agrícola na zona rural

EDUCAÇÃO : Turno integral e iniciação agrícola na zona rural
12 agosto
09:04 2019

Aulas de técnicas agrícolas, robótica, culinária, produção textual, voleibol, educação ambiental e reforço de Matemática compõem a nova realidade de ensino proporcionada pela Escola de Ensino Fundamental (Emef) Dona Maria Joaquina – o primeiro educandário municipal de iniciação agrícola em turno integral de Pelotas – para seis turmas do 6º ao 9º ano. Cerca de 100 estudantes aderiram à rotina diferenciada de aprendizado nesta semana e aprovaram a experiência.

“Os alunos acolheram o turno integral, vêm entusiasmados e a equipe segue qualificando ainda mais a estrutura para recebê-los”, afirmou a diretora da instituição do Cerrito Alegre, 3º distrito, Ana Maria Madruga.

Ela acrescenta que a escola disponibiliza quatro refeições diárias (incluindo café da manhã, lanche, almoço e merenda à tarde) e oferece espaço para banho e higiene dos estudantes.

Em quase um hectare de área cultivada, nos fundos do educandário, está o diferencial da Dona Maria Joaquina: horta e pomar que dão origem a saborosos legumes, verduras e frutas – todos sob os cuidados atenciosos dos alunos, que participam dos processos de plantio, colheita, lavagem, corte e embalagem.

Os kits compostos por abóbora, cenoura, aipim, couve, batata-doce e chuchu, com aproximadamente 750 gramas, são aproveitados na merenda escolar, consumidos na casa dos alunos e comercializados pela instituição.

APRENDIZADO QUE VEM DA TERRA

A horta representa um novo espaço pedagógico, onde diversas disciplinas são trabalhadas a partir da atividade agrícola, como Matemática e Ciências. “Sempre explicamos o valor nutricional de cada hortaliça e reforçamos que é possível ter uma experiência como essa sem usar agrotóxicos”, disse o professor de Técnicas Agrícolas, Claudenir Prestes, mencionando a importância dos alunos levarem esse conhecimento para suas casas.

Adubação orgânica, compostagem, semeadura, irrigação, apicultura e elaboração de canteiros integram o cronograma de ensino repassado nas aulas em meio à natureza. “É uma terapia trabalhar aqui, desestressa e me faz muito bem”, contou o educador que leciona há quase três décadas.
Estefane e Evelen, de 12 anos, ainda estão se adaptando à rotina de passar todo o dia na escola, mas relatam as boas experiências que tiveram até agora, como o aprendizado na horta e na oficina de produção textual, onde realizam redações que aprimoram a escrita e a interpretação de texto.

ROBÓTICA PARA EXPANDIR O CONHECIMENTO

O primeiro protótipo construído pelos alunos neste mês – uma aranha – representa o principal objetivo do projeto de robótica da escola: trabalhar com materiais recicláveis e associar o conhecimento da tecnologia à realidade dos estudantes. Neste caso, eles foram estimulados a pesquisar sobre a articulação do animal, seu habitat e alimentação, a fim de transferir o estudo para a prática na criação do robô.

“Não queremos trabalhar a robótica engessada, mas sim algo que eles possam aplicar em casa e ajudar a família”, destacou Gláucia.

A ciência também vem sendo empregada em aulas de programação, nas quais estudantes como o Pedro, de 13 anos, aprende técnicas para desenvolver jogos no computador. A ideia também é conectar estes conhecimentos ao aprimoramento das técnicas agrícolas, em relação à irrigação e à umidade do solo, por exemplo.

Início do turno integral na Emef Maria Joaquina - Foto Michel Corvello

Início do turno integral na Emef Maria Joaquina – Foto Michel Corvello

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É SINÔNIMO DE SAÚDE

A aluna Júlia, do 6º ano, é quem explica os ingredientes utilizados em duas receitas saudáveis produzidas pela turma na aula de culinária: suco de couve com limão e patê feito de talos de beterraba. A proposta de investir na alimentação saudável para uma vida com mais saúde é salientada pela professora Núbia Mauch, que ressalta os nutrientes, vitaminas e sais minerais contidos em cada alimento oferecido aos estudantes.

A importância da higienização para cozinhar e o costume de aproveitar partes que, normalmente, vão fora, como o talo da beterraba, também são repassados ao grupo, de maneira a evitar o desperdício.

“Quantas doenças não podem ser impedidas com a simples lavagem correta das mãos?”, lembrou a professora.

ESCOLA Dona Maria Joaquina, no Cerrito Alegre, alternará atividades agrícolas para 100 alunos do 6º ao 9º ano

ESCOLA Dona Maria Joaquina, no Cerrito Alegre, alternará atividades agrícolas para 100 alunos do 6º ao 9º ano

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MATEMÁTICA E ESPORTE

Complementam o cronograma de ensino, no turno integral, aulas referentes à educação ambiental – que abordam a importância da reciclagem, do descarte correto de lixo e da preservação do meio ambiente –, reforço de Matemática – quando o conteúdo é fortalecido para estudantes de 8º e 9º anos, a fim de prepará-los para o ingresso no Ensino Médio – e prática de voleibol.

DONA MARIA JOAQUINA

Com 70 anos de história, a escola é responsável pelo ensino de 195 estudantes, do pré ao 9º ano, e conta com o trabalho de 40 funcionários.

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