Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Egresso da Produção Fonográfica UCPel assina contrato com gravadora inglesa

13 novembro
15:53 2013

Formado em 2012 pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o egresso do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, Gabriel Cozza, já está de contrato assinado com uma gravadora inglesa. Ao ganhar um concurso promovido pela DivisionBass Digital, o artista recebeu como premiação a assinatura de um contrato, que lhe dá o direito de gravar umsingle – previsto para ser lançado no próximoréveillon – e um EP, contendo três músicas autorais. Este último deve ficar pronto somente em fevereiro e será distribuído, inicialmente, pelo site de compra de músicas online Beatport.

Gabriel ganhou o concurso da DivisionBass Digital

Gabriel ganhou o concurso da DivisionBass Digital

Há três meses Gabriel resolveu testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Foi atrás de espaços digitais que disponibilizam oportunidades de ficar conhecido no mercado da música eletrônica. Natural de Rio Grande, o ex-aluno da UCPel teria que viajar bastante para divulgar o seu trabalho no exterior, mas não foi preciso despender nenhum gasto. Ele conta que, embora ainda pretenda conhecer a Inglaterra, chegou até o concurso da DivisionBass acessando o portal Remix Comps.

Gabriel revela, também, que não precisou de nada além do estúdio de gravação montado em casa para impressionar os jurados. O Home Studio é bem simples: um computador com uma boa placa de som e monitores de áudio. Utilizando-se dessas ferramentas e muita criatividade, ele conseguiu emplacar o remix da música The Meaning, do Reakt!on.

O som é referência entre um dos gêneros da música eletrônica mais ouvidos na atualidade – o dubstep – que surgiu, no Sul de Londres, na primeira década dos anos 2000. “Criei umelectro house, que apresenta batidas constantes e pouca variação, além dos pesados e dos graves baixos”, explica o egresso da UCPel. Quem conversa com artista, de apenas 21 anos, percebe a sua intimidade com os ritmos e as técnicas utilizadas para a realização dos trabalhos de mixagem e masterização. Mas ele não vê problemas em assumir que nem sempre foi assim. “Quando entrei para a Católica não tinha nenhum conhecimento sobre como utilizar esses recursos. Aprendi tudo na Universidade”, conta.

O sucesso de Gabriel não é à toa. Os estudantes do curso de Produção Fonográfica têm a sua disposição o maior estúdio acadêmico do Estado. Além disso, dispondo de um vasto acervo literário e um currículo voltado para o conhecimento musical e tecnológico, proporciona uma formação de excelência, que é reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções