Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Em Pelotas, Grill defende a prospecção de novos mercados para carne gaúcha

11 outubro
15:33 2013

Na abertura oficial da 87ª Expofeira de Pelotas, o governador em exercício, Beto Grill, defendeu a definição de estratégias para a prospecção de novos mercados e o aumento de vendas da carne gaúcha em âmbito internacional. O evento, ocorrido na noite de quinta-feira (10), na Associação Rural do município, reuniu autoridades, representantes de entidades de classe ligadas ao setor primário e produtores rurais de toda Zona Sul do Estado.

Beto GrillPara Grill, o momento para a pecuária gaúcha é de grandes possibilidades. “Em recente viagem ao Reino Unido, constatei o interesse das autoridades e dos agentes comerciais britânicos em comprar toda a carne que disponibilizarmos desde que obedeçamos as questões relacionadas à rastreabilidade”, afirmou. Atualmente, o Brasil contempla menos de 20% da cota Hilton à disposição da indústria frigorífica, pela falta de identificação individual nos rebanhos.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, salientou a participação da agricultura e da pecuária no crescimento do RS. “Nosso PIB cresceu 15% no segundo trimestre de 2013. Cabe destacar que o setor primário é responsável por 60% desse total”. Pereira destacou ações como a negociação da dívida dos orizicultores. “O arroz, que vivia uma de suas maiores crises no início do nosso governo, hoje aponta um crescimento significativo na safra e na comercialização”, disse.

O presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Rodrigo Fernandes de Sousa Costa, ressaltou que a abertura da Expofeira era, também, uma oportunidade onde a ARP prestava sua homenagem a parceiros históricos. “Um dos maiores desafios é reconhecer o protagonismo daqueles que promovem o crescimento das feiras regionais e o crescimento socioeconômico da região”, afirmou.

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Fillho e o pecuarista Mário Ubirajara Rota Anselmi foram agraciados com o Mérito Rural. O agropecuarista Rony Vencato Bilhalva recebeu a medalha Doutor Nunes Vieira. As distinções são concedidas à personalidades que contribuem significativamente para com o desenvolvimento do setor.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções