Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

EM PELOTAS : Projeto possibilita exames oftalmológicos à distância

06 dezembro
08:20 2017

A partir desta quarta-feira, Pelotas passa a ser um dos municípios sede do projeto Teleoftalmo – Olhar Gaúcho, projeto de telediagnóstico à distância de oftalmologia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O consultório remoto será inaugurado no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria nº 1428. A especialidade de Oftalmologia, de acuidade visual, é a maior demanda do Município.

A iniciativa é uma parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e o Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com apoio da Prefeitura e do governo do Estado.

Em Pelotas, o projeto conta com apoio da Ótica Diniz, que irá possibilitar que pacientes com erro de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada) recebam óculos gratuitamente.

NOVIDADE deve diminuir a demora na lista de espera do procedimento

NOVIDADE deve diminuir a demora na lista de espera do procedimento

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), é responsável por prover um espaço físico e estrutura de trabalho para a realização das consultas à distância. Uma equipe com três técnicos de enfermagem e um enfermeiro, será responsável pela execução dos exames.

Todos os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos, adquiridos pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento por meio de recursos do PROAD-SUS, serão doados ao município no término do projeto.

A nova tecnologia busca otimizar o acesso da população ao diagnóstico e atendimento oftalmológico, e também agilizar a lista de espera para consulta nessa especialidade. O procedimento possibilita determinar quais pacientes necessitam da presença de um especialista e quais podem ser monitorados à distância.

Atendimentos de média e alta complexidade (cirurgias de catarata, pterígio e deslocamento de retina, por exemplo) seguem sendo realizados através de parceria da Prefeitura com a Santa Casa de Bagé, a Beneficência Portuguesa de Pelotas e o Hospital Escola de Pelotas.

EXAMES:

  • -Aferição da acuidade visual;
  • -Medição da pressão ocular;
  • -Documentação fotográfica do fundo de olho;
  • -Documentação fotográfica do aspecto externo do olho;
  • -Exame de refração ocular.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções