Diário da Manhã

sexta, 15 de dezembro de 2017

Notícias

 Mais recentes

Embrapa lança citros para parques e jardins

19 maio
08:20 2017

Uma variedade de citros ornamental, BRS Rubra Cara,  será lançada no próximo dia 24, oriundo do Programa de Melhoramento Genético de Citros numa parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Clima Temperado, além da Embrapa Produtos e Mercado, através do Escritório de Negócios de Campinas,SP e a Prefeitura Municipal de Montenegro.

A nova laranja umbigo será conhecida na Abertura da Colheita de Citros do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em Montenegro, RSOs chefes-gerais das duas unidades de pesquisa envolvidas, respectivamente, Alberto Duarte Vilarinhos e Clenio Nailto Pillon estarão presentes no ato.

Essa novidade é apropriada para cultivo em parques e jardins, seu caráter inovador é  a praticidade e otimização da limpeza, por apresentar folhas perenes. É adaptada para climas tropicais e subtropicais. Quando utilizada em vasos apresenta um crescimento lento e porte pequeno, já quando fixada diretamente no solo, atinge um porte um pouco maior.

Suas folhas são sua principal característica, sua coloração verde-variegada chama a atenção e elas não caem, desse modo não precisa realizar uma limpeza constante, facilitando sua utilização em projetos de paisagismo, o que a torna um produto diferenciado e atraente no segmento de plantas ornamentais.

Rubra CaraOrigem da nova cultivar

A cultivar BRS Rubra Cara foi identificada e selecionada, em decorrência de uma mutação espontânea de gema da cultivar Cara Cara, pelo pesquisador Orlando Sampaio Passos. O estudo de caracterização morfológica da planta (ramos, folhas e frutos), assim como, as suas unidades de validação foram feitas em paralelo nos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul. As mudas foram produzidas no Rio Grande do Sul, enquanto as plantas matrizes foram estabelecidas na Bahia. A partir desses estudos, a cultivar apresentou grande potencial para uso como ornamental, podendo ser cultivada diretamente no solo e em vasos. “Decidiu-se fazer o lançamento em Montenegro, no Estado gaúcho, pelo fato de que a região se destaca na produção de plantas ornamentais no Rio Grande do Sul e por que este evento – a colheita do Citros – é um importante evento da área.

Variedade também pode ser consumida

Os citros apresentam grande variabilidade genética, e esse novo tipo é uma mutação natural da laranja Cara-Cara.

O fruto é de tamanho médio a grande, não possuí sementes, o sabor é doce e sua polpa é vermelha, rica em licopeno – tipo de carotenóide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos, é um protetor potencial contra tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

A Embrapa Produtos e Mercado fará um edital para licenciar viveiristas interessados em produzir mudas da BRS Rubra Cara no Rio Grande do Sul e esses farão a distribuição das mudas no mercado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções