Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Embrapa lança hoje cultivar de arroz

Embrapa lança hoje cultivar de arroz
16 fevereiro
09:13 2017

O Estado do Rio Grande do Sul entra em comemoração a partir de hoje, até sábado, 18.

É a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que vai contar com uma extensa programação, incluindo vitrines tecnológicas de arroz, soja, milho e pastagens; feira de produtos e serviços com as principais marcas do agronegócio; a presença das principais lideranças do setor orizícola; homenagens e distinções a personalidades do setor e a participação de mais de oito mil produtores. O evento acontece na Estação Experimental do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha/RS.

A Embrapa é apoiadora tradicional deste evento e para dar motivos de comemoração aos orizicultores vai apresentar novidades para o setor. A unidade de pesquisas de Pelotas, RS a Embrapa Clima Temperado lança oficialmente uma nova cultivar de arroz irrigado, a BRS A 701 CL, para atender o sistema Clearfield, e será feita a entrega oficial do documento da Norma Técnica Específica da PIA à Federarroz, na presença de autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Empresa de pesquisa também vai aproveitar a oportunidade do evento para apresentar a cultivar de arroz irrigado, a BRS Pampa CL, que tem previsão de lançamento em 2018.

Abertura da Colheita do Arroz no RS é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

NORMA TÉCNICA ESPECÍFICA DA PIA 

Norma Técnica Específica para a Produção Integrada de Arroz (PIA) foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de novembro de 2016 (Instrução Normativa Número 42, de 9 de novembro de 2016, Gabinete do Ministro). Completaram-se 14 anos desde a sua concepção pela Embrapa Clima Temperado e dois anos desde a sua entrega para o Mapa e posterior publicação.  A Produção Integrada de Arroz tem por princípio assegurar a gestão da propriedade agrícola e a produção do cereal em conformidade com princípios de Boas Práticas Agrícolas e de uma Agricultura de Baixo Carbono (ABC), incorporando requisitos de segurança alimentar, ambiental, jurídica e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Uma nova fase da PIA será iniciada, com o apoio financeiro do Mapa, englobando cursos para Auditores e Responsáveis Técnicos e treinamentos para orizicultores, visando atender os requisitos da NTE Arroz para a certificação oficial do arroz e a conquista do selo de conformidade Brasil Certificado. Com a oficialização dessa normativa vai se criar uma expectativa para novos negócios de exportação do arroz brasileiro que precisem superar barreiras fitossanitárias e ambientais com a chancela do INMETRO que possui reconhecimento internacional.

Ao mesmo tempo, arroz da PIA certificado poderá se destacar nas gôndolas de supermercados nacionais e conquistar consumidores que buscam a  qualidade e segurança do alimento. Além disso, a certificação PI Arroz poderá agregar valor em marcas de arroz que já possuem Denominação de Origem e atender questões legais referentes às lavouras de arroz irrigado por inundação. É uma oportunidade ímpar para o setor orizícola que mostrará o seu serviço de preservação do meio ambiente com o selo Brasil Certificado, conforme análise do Cadastro Ambiental Rural pela Embrapa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções