Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

EMBRAPA : Pesquisador alerta que cadeia do leite não pode paralisar

EMBRAPA : Pesquisador alerta que cadeia do leite não pode paralisar
30 março
08:33 2020

Diante do avanço do Coronavírus/Covid-19 em todo o Brasil e atendendo às determinações de autoridades governamentais e sanitárias de todas as esferas, a população está fazendo, cada um a seu modo, o isolamento social.

A reclusão voluntária não pode ser cumprida pelos profissionais da saúde e da indústria e comércio de alimentos. Também ocorre de forma parcial entre os produtores rurais, com exemplos que vão desde a colheita da soja, que acontece nessa época, até a ordenha dos animais leiteiros, atividade diária e obrigatória para que o leite inicie sua trajetória até chegar ao consumidor – com qualquer tempo e, também, sob riscos.

Para o engenheiro agrônomo Waldyr Stumpf Junior, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, o cenário é complexo e os interesses sociais e a segurança das pessoas precisam se sobrepor às questões econômicas. Mas as cadeias produtivas de alimentos – como a do leite – não podem parar. “Por ser uma cadeia de valor, ela depende das pessoas que atuam em todos os seus segmentos, com os fornecedores de insumos e suprimentos, com o agricultor que administra e opera, com sua família, o sistema de produção de leite, passa pelo caminhoneiro / freteiro no transporte do leite até a indústria, pelos trabalhadores na indústria de laticínios e na distribuição ao atacado e ao varejo. O risco existe, os impactos começam a ser sentidos e é necessário que todos se protejam da melhor forma possível, pois não se sabe o que vem pela frente. É um desafio imenso e que precisa ser enfrentado para evitar o desabastecimento à população”, adverte o especialista.

Stumpf garante que a produção gaúcha de leite é suficiente, mas pode enfrentar dificuldades com a chegada do inverno. “Estamos enfrentando, no RS, uma seca que, além de prejudicar o final do ciclo produtivo das forrageiras de primavera/verão, trouxe sérios problemas para o plantio de culturas como milho e sorgo, entre outras, com consequências na diminuição de produção de silagem que será utilizada nos próximos meses de outono e inverno. É bem provável que os plantios de forrageiras de inverno serão atrasados. Vamos ter, com certeza, queda na produtividade dos animais e diminuição da produção com efeitos nos índices reprodutivos do rebanho leiteiro gaúcho” afirma.

Stumpf, que durante seis anos foi chefe da Embrapa Clima Temperado em Pelotas (RS) até assumir o primeiro escalão da Embrapa em Brasília, como diretor executivo da empresa, destaca sua preocupação com os pequenos criadores, como os de gado Jersey, que na sua maioria atuam na agricultura familiar. “Muitos poderão sofrer um novo impacto, assim como ocorreu quando entraram em vigor as Instruções Normativas 76 e 77 do MAPA. Provavelmente vamos ter um aumento nos custos de produção e, com isso, suas consequências. Farelos, ração concentrada, mistura mineral, equipamentos, peças de reposição e um conjunto de outros insumos são precificados em dólar americano e deverão pressionar a matriz de custo”, explica.

WALDYR Stumpf Júnior

WALDYR Stumpf Júnior

O PESQUISADOR também lembra que o cenário, que já é complicado, pode mudar ainda mais com a pandemia do coronavírus. “Se, por um lado, estamos observando um aumento nos custos de produção e diminuição da produção, por outro, o consumidor, que está na outra ponta, não vai ter como absorver preços mais altos. Observa-se uma diminuição na renda das famílias e, desta forma, uma mudança de hábito alimentar, onde os derivados do leite e de maior valor agregado, deverão sofrer uma diminuição de consumo. Por isso, tanto produtores como o setor industrial deverão rever suas matrizes de custo de produção, como forma de se adequar a esta nova realidade, mesmo que passageira”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções