Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Embrapa propõe florir Pelotas com pessegueiros

23 novembro
19:06 2013

Na tarde desta sexta-feira (22/11/2013), a prefeita em exercício Paula Mascarenhas recebeu em audiência o chefe-geral da Emprea Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, Clenio Pillon, que entregou à chefia do Executivo ofício-convite para que compareça à sessão solene em comemoração aos 70 anos da Estação Experimental Terras Baixas, a se realizar no dia 13 de dezembro, na sede da Embrapa, com presença das câmaras de vereadores de Pelotas e do Capão do Leão.

A prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, recebeu a visita do chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pilon. A Empresa desenvolve intensa programação em comemoração dos 75 anos em Pelotas - Foto: Laura Trapaga/Ascom

A prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, recebeu a visita do chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pilon. A Empresa desenvolve intensa programação em comemoração dos 75 anos em Pelotas – Foto: Laura Trapaga/Ascom

Pillon recordou que este ano a Embrapa tem várias comemorações: são os 75 anos da Estação Experimental da Cascata – segunda mais antiga do Brasil, de todas as que são vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, perdendo apenas para a de Minas Gerais; são os 40 anos da Embrapa no Brasil e 20 anos desde que se formou a Embrapa Clima Temperado, fruto da fusão das duas Unidades Experimentais de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) na região, Cascata e Pelotas.

Paula considerou oportuna a reaproximação da empresa para o reforço dos laços já existentes e a retomada de projetos conjuntos, que só tem a beneficiar o produtor rural. A prefeita em exercício gostou muito da ideia lançada pela Embrapa de plantar pessegueiros em algum trecho de acesso ao Município ou parte de alguma alameda.

“Acho uma grande ideia, tenho a maior simpatia pela iniciativa. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) tem um projeto de arborização, estamos trabalhando para florir a cidade. Podemos trabalhar juntos neste projeto, tenho certeza que o prefeito também vai adorar”, comentou. Ela disse que irá solicitar à SQA um projeto paisagístico com pessegueiros, e pediu que a Embrapa indique um profissional para trabalhar junto no projeto. Pillon garantiu que a Embrapa fornecerá as mudas de pessegueiros e todo o suporte técnico necessário para o plantio, que deve ocorrer em maio/junho do ano que vem.  “Isso vem ao encontro do que queremos, tornar Pelotas uma cidade mais organizada e mais bonita, melhor de se viver”, complementou Paula.

Pillon acredita que os pessegueiros ajudariam a identificar a cidade com a cultura local. “Temos registros das primeiras conservas de pêssegos aqui na região em 1958”, destacou. Segundo ele, a região, da qual Pelotas, Canguçu e Morro Redondo são líderes da produção da fruta, responde por 100% da produção nacional e 80% do consumo no País.

Mostra de Inventos para Agricultura Familiar

Ao recordar que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) declararam 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o chefe-geral da Embrapa também pediu apoio da prefeitura na realização da 3ª Mostra de Máquinas, Equipamentos e Inventos para a Agricultura Familiar, que deve ocorrer no início de maio, no Centro de Eventos Fenadoce. Promovido em parceria com a Emater, o evento visa alavancar as criações artesanais, que em muitos casos passam a ser produzidas industrialmente. Além de mostrar as invenções dos agricultores, usadas para facilitar as ações do seu dia-a-dia, o evento terá oficinas e palestras sobre políticas públicas voltadas ao produtor rural.

Paula disse reconhecer a importância de eventos desta ordem para o crescimento e valorização do produtor rural da região e garantiu que a prefeitura dará todo o apoio possível. As tratativas com a prefeitura serão intermediadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR.

Feira na Associação Rural

Durante a audiência, Pillon falou da iniciativa de mover a feira de hortifrutigranjeiros que ocorre no entroncamento das avenidas Dom Joaquim e República do Líbano para o interior da Associação Rural e solicitou que a prefeitura seja articuladora do processo. “Trata-se de uma feira de produtos agroecológicos já consolidada, que existe há mais de doze anos, mas o local não é adequado. Já conversamos com as lideranças da feira e eles concordam que é preciso um espaço mais qualificado”, argumentou o chefe-geral da Embrapa. Paula ficou de agendar um encontro com a direção da Associação Rural para discutir a possibilidade de mudar a feira para lá.

No final do encontro, Pillon entregou a Paula uma sacola com fôlderes e exemplares de publicações produzidas pela Embrapa, entre elas um atlas climático de toda a região sul, e frascos de geleias e néctar de pitanga, amora e pêssego.

Participaram da audiência com a prefeita em exercício o secretário Carlos Bento, a gerente de Apoio à Agricultura Familiar da SDR Rejane Jorge e o assessor de relações institucionais da Embrapa Mauro Santos Nolasco.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções