Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Embrapa realiza nova edição do Dia de Campo Produção de Leite

30 outubro
14:49 2013

Ao proporcionar a troca de informações e experiências entre os pesquisadores, técnicos, extensionistas e produtores de leite, a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, vai realizar no próximo dia 5/11, o Dia de Campo Produção de Leite. Durante todo o dia, em quatro estações à campo serão divulgadas as tecnologias da Embrapa, apresentados os trabalhos desenvolvidos por outras unidades de pesquisa da Empresa, com a intenção de aproximar a pesquisa em leite do setor de produção.

Este dia de campo também é considerado um dia de campo institucional. Na Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da unidade de pesquisas, localizada no município vizinho de Capão do Leão/RS, são apresentadas tradicionalmente as áreas de estudo desenvolvidas no Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (Sispel), no espaço dedicado à Vitrine de Forrageiras, no Centro de Recria e Seleção de Bovinos da Raça Jersey (Certon) e nas próprias áreas experimentais da Estação.

Dentro do Sispel será mostrada a importância de se fazer um controle leiteiro e quais os passos para coletar amostras, bem como indicar sistemas de criação que visem o bem-estar animal. Na Vitrine de Forrageiras,  poderão ser visualizadas as forrageiras lançadas recentemente pela Embrapa, a BRS Kurumi, BRS Ponteio e BRS Resteveiro. Além disso, o público participante poderá conhecer as alternativas de inverno para uso na alimentação animal, qual o potencial nutricional de cereais de inverno e a qualidade de sementes de forrageiras. Já no Certon, os pesquisadores estarão à disposição para transferir seus conhecimentos e atualizar técnicas atualmente utilizadas na fase reprodutiva do rebanho leiteiro, como se faz uma seleção de novilhas jersey, como se tem trabalhado no melhoramento genético do rebanho bufalino e como se estabelecem sisitemas pastoris de produção de leite. A última estação da atividade, vai conduzir o público – estimado em 600 pessoas – a percorrer os campos, onde se aplicam manejos sustentáveis dentro do Sistema Integração Lavoura-Pecuária- Floresta(ILPF) para produção de leite.

Leite EmbrapaEste ano, uma das novidades é a integração entre outras unidades de pesquisa que tem foco de trabalho na produção leiteira como a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé e a Embrapa Trigo, de Passo Fundo, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, e ainda, a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG.

Estarão na apresentação e orientação das estações do Dia de Campo, os pesquisadores Andrea Mittelmann, Darcy Bitencourt, Francisco José Lédo, Gustavo Silva, Jamir Luís da Silva, Jorge Schafhauser Júnior, Lígia Pegoraro, Maira Zanela, Mara Saalfeld, Maria Cecília Damé, Maria Edi Ribeiro, Mirton Frota Morenz, Renata Suné, Renato Fontanelli e Sergio Junchen.

O dia de campo tem início marcado para 8h30 e término às 17h. A ETB está localizada no Campus Universitário da UFPel.

Comentários ()

Seções