Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Emissão de passaportes será feita apenas em casos de extrema necessidade

Emissão de passaportes será feita apenas em casos de extrema necessidade
25 março
09:23 2020

Polícia Federal vai analisar os pedidos considerando os critérios de essencialidade

O serviço da Polícia Federal (PF) suspendeu a entrega de alguns documentos oficiais até o término da emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus.  Dessa forma, a distribuição do passaporte, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) ficam suspensas.  A medida foi tomada para assegurar a saúde dos servidores da Polícia Federal, caso eles precisem atuar em outras atividades dentro da instituição.

O atendimento ao público já estava sendo realizado de forma limitada pela PF. Todos os pedidos agora passam por análises rigorosas considerando os critérios de essencialidade, quando se faz essencial a solicitação e inadiabilidade, onde se identifica uma condição ou estado inadiável. Além disso, a polícia vai considerar ainda os eventuais riscos à sobrevivência, à saúde e à segurança da população.

A Polícia Federal só entregará o passaporte caso a pessoa comprove a extrema necessidade. A deliberação será feita pela unidade descentralizada diante de situações excepcionais, considerando as ferramentas disponíveis. As demandas de exceção poderão ser apresentadas por e-mail para a unidade responsável. O e-mail vai servir também para a expedição de certidões esclarecendo as restrições de atendimento e a suspensão de todos os prazos migratórios.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções