Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

EMPREGOS : Pelotas em 2º lugar nas vagas preenchidas

12 março
09:58 2015

Com 60 vagas preenchidas em janeiro de 2015, Pelotas ficou em 2º lugar na avaliação de desempenho do FGTAS

GRANDE movimento na sede da FGTAS/SINE

GRANDE movimento na sede da FGTAS/SINE

Apesar de ter registrado a pior queda de empregos nos últimos 14 anos, segundo dados do Ministério do Trabalho, a cidade conseguiu se destacar diante de outras do estado. Atrás apenas de Rio Grande, que gerou 192 vagas no mesmo período, a agência FGTAS/SINE (Federação Gaúcha do Trabalho e Ação Social / Site Nacional de Empregos) de Pelotas preencheu 51 vagas a mais do que o terceiro colocado.

A agência fica localizada na Rua Lobo da Costa, esquina com a Rua Gen. Osório. Oferece os serviços de emissão da carteira de trabalho, intermediação de mão-de-obra, captação de vagas junto às empresas e pedidos de seguro-desemprego. No momento existem cerca de 80 vagas disponíveis para inscrição. Outras 220 vagas não foram preenchidas, mas elas não ficam disponíveis enquanto os empregadores entrevistam os candidatos, podendo haver outra seleção. As solicitações para o seguro-desemprego são regulares e variam entre 100 a 130 por dia. Os pedidos de seguro-defesa, antes encaminhados pelo FGTAS/SINE, são agora solicitados no INSS.

Apesar de o governador Ivo Sartori já ter nomeado Juarez Santinon como presidente do FGTAS, o SINE Pelotas ainda está sem coordenadoria, o que acaba por atrasar a captação de vagas junto às empresas. Mesmo com a economia arrefecida e as pendências administrativas na agência, o comércio (um dos setores que mais emprega na cidade) não teve uma queda tão grande e Pelotas conseguiu se destacar na avaliação de desempenho do FGTAS.

Comentários ()

Seções