Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Empresa italiana mostra interesse em tratar o lixo de Pelotas

15 junho
17:45 2015
Reunião entre empresários, vereador Vitor Paladini e prefeito Eduardo Leite. Foto: Eduardo Beleske

Reunião entre empresários, vereador Vitor Paladini e prefeito Eduardo Leite.
Foto: Eduardo Beleske

Processo proposto elimina 100% do resíduo, transformando-o em energia elétrica

O prefeito Eduardo Leite recebeu representantes da empresa italiana de usina de lixo Gallati Engenharia, na tarde desta segunda-feira (15), que manifestaram interesse em instalar em Pelotas duas empresas, uma para tratar os resíduos da cidade e outra para fabricação de componentes para montagem das usinas.

Os empresários foram apresentados ao prefeito pelo vereador Vitor Paladini (PMDB), que explicou o interesse da empresa pela cidade devido à logística e mão de obra especializada. “As hidrovias de acesso à capital e ao Uruguai, além da formação de profissionais na área técnica através das universidades e IFSul, tornou Pelotas atrativa para a empresa italiana”, explicou.

Eduardo agradeceu e solicitou que a empresa apresente formalmente a sua manifestação de interesse para que a prefeitura tenha subsídios para avaliar a possibilidade de uma Parceria Público Privada (PPP). “Há vários grupos com interesse em investir nesta área. É necessário analisar de forma técnica as opções para que a cidade venha a ter a melhor solução.”

O diretor-proprietário da Gallati, o italiano Marco Basseto, e o coordenador técnico da empresa no Rio Grande do Sul, Gustavo Ávila, explicaram que a proposta é implantar uma usina de plasma, isto é, uma tecnologia que se baseia no tratamento térmico do lixo para desintegração da molécula de resíduos tanto hospitalares, como industriais e urbanos. “Este processo elimina 100% do resíduo, transformando-o em energia elétrica”, explicou Basseto.

A Gallati Engenharia tem sede em Milão e está no mercado há 33 anos. No Brasil instala a primeira usina em Paranaguá (PR) e participa de processos de licitação em sete cidades, entre elas, Cachoeirinha, Santo Ângelo e Canoas, no RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções