Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Empresários do Cipel recebem dicas de como reduzir tarifa de energia elétrica

11 outubro
16:29 2013

Entender a composição da conta de energia elétrica pode ajudar empresas a reduzir custos. Conforme o engenheiro Fábio Sales, consultor do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), ao fazer a análise da conta de luz gestores podem identificar formas de economizar mais adequadas à realidade da empresa. O assunto foi tema do curso promovido na última semana pelo Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Firegs), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Empresários CipelDurante a atividade em Pelotas, acompanhada por 30 participantes, de 26 empresas locais, Sales destacou que para alguns negócios, por exemplo, a solução pode ser comprar energia no mercado livre. “Para outros, a compra de máquinas e equipamentos mais modernos contribui para maior eficiência energética e, consequentemente, redução da tarifa”, diz.

Além de dicas para ajudar gestores a selecionar a melhor modalidade de contratação de serviços de energia, o curso também mostrou a importância de os empresários participarem das entidades de representação da indústria para lutar, entre outras questões, pela redução do custo da energia. Embora elogie a MP 579, que eliminou os três principais encargos da conta de energia – Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) –, Sales enfatizou que a solução não é suficiente para tornar a indústria brasileira mais competitiva.

Segundo ele, a tarifa de energia no Brasil é uma das mais caras do mundo, e esse é um dos motivos da baixa competitividade observada nos últimos anos. “No setor de alumínio, por exemplo, a energia elétrica representa 40% do custo total de produção”, declara Sales. “A energia elétrica necessita de uma regulação de preço para tentar melhorar o bem-estar e combater o monopólio”, sugeriu.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções