Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

ENCONTRO CULTURAL : Festival Internacional de folclore e artes populares durante dois dias

01 abril
10:17 2015

Pelotas recebe a segunda edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (Fifap), que acontece hoje (1°) e amanhã.

A programação oficial prevê duas noites com diversas atrações para o público, como oficinas de danças folclóricas de diversos países da América Latina, encontro de artesãos e um desfile temático das delegações participantes, com seus respectivos trajes típicos, pelo centro histórico da cidade.

O evento integra um circuito internacional de apresentações, e no Brasil está sendo promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)/câmpus Pelotas e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O Fifap é um encontro cultural de folclore, não competitivo, que contará com a participação de artistas populares locais e convidados de companhias de danças folclóricas de todos os países sul-americanos, além do México.  Os organizadores estão tratando o evento como uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante, que atingirá um grande número de pessoas de forma direta, com os espetáculos, desfile de rua, encontro de artesãos, oficinas em instituições públicas de ensino, entre outros; e indireta, através de diferentes estratégias de preparação, promoção e difusão.

PROMOÇÃO é do IFSul e da UFPel

PROMOÇÃO é do IFSul e da UFPel

A abertura oficial, que contará com um espetáculo especial de estreia, está marcada para hoje, às 20h, no auditório Enilda Feistauer do IFSul/câmpus Pelotas. Já para a noite de quinta, último dia do 2º Fifap, será realizado, às 20h, no mesmo local, o espetáculo América Unida, um festival com formato único no continente, nesta edição representado por Argentina, Brasil e Uruguai, proporcionando uma grande disseminação da arte latino-americana por onde passa. O evento idealizado por Gustavo Verno, professor, bailarino e gestor cultural uruguaio, tem como roteiro as cidades de Quilmes (Argentina), Pelotas (Brasil) e Ciudad Del Plata (Uruguai).

O 2º Fifap conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Cultura; além de diversos outros apoiadores e parceiros locais e regionais. Interessados em adquirir ingressos para os espetáculos do festival internacional devem enviar e-mail para: [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções