Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

ENCONTRO DE CORDAS : Orquestra Municipal se apresenta nesta terça

ENCONTRO DE CORDAS : Orquestra Municipal se apresenta nesta terça
23 julho
09:25 2019

A Orquestra Estudantil Municipal será uma das atrações do 3º Encontro de Ensino Coletivo de Cordas Flausino Valle – projeto de extensão fruto da parceria entre as universidades federais do Ceará (UFC) e do Acre (UFAC) que, em Pelotas, conta com a parceria da UFPel. A apresentação dos estudantes da rede municipal ocorre nesta terça-feira (23), a partir das 20h, no auditório do Centro de Artes da UFPel, e a população pode prestigiá-la de forma gratuita.

O evento contará com a presença de músicos e professores renomados de vários estados e regiões do Brasil, sobretudo, docentes com experiências em ensino de cordas. Uma delas, a professora de violino da UFC, Liu Man Ying, já encontrou-se com os alunos em setembro do ano passado, quando veio a Pelotas para apresentar metodologias de ensino ao grupo. Iniciado nesta segunda-feira (22), a atividade cultural segue até domingo (28).

Além da Orquestra Estudantil Municipal, também apresentam-se nesta terça o Conserto de Camerata de Cordas Tapera das Artes, do Ceará, e a Orquestra do Areal. A Orquestra Estudantil Municipal – um projeto da Secretaria de Educação e Desporto – já teve feitos importantes, como a apresentação na 46ª Feira do Livro e a participação no 9° Festival Internacional Sesc de Música.

 

Programação em diversos locais, vai até o dia 30 de julho

O III Encontro de Cordas Flausino Valle (III ECFV) é um encontro que conjuga as áreas de ensino instrumental da área de cordas friccionadas e música de câmara das universidades federais do Acre (UFAC), do Ceará (UFC), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pelotas (UFPEL/RS) e de Brasília (UNB), oferecendo oficinas de instrumento e de práticas de conjunto de grupos musicais com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento e compartilhamento de experiências entre os alunos participantes.

O primeiro Encontro de Cordas Flausino Valle surgiu em 2017, com a parceria entre os projetos de extensão das universidades federais do Acre e do Ceará, dos professores de cordas friccionadas: Leonardo Feichas (UFAC), Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl de Queiroz (UFC), e ocorreu nas dependências da UFAC na cidade de Rio Branco, AC.

O II ECFV aconteceu de 28 de julho a 05 de agosto de 2018 nas dependências do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará e contou com participação de alunos de vários estados, tornando o evento um Encontro de Cordas de caráter nacional com participação de alunos e professores de cinco universidades federais de norte ao sul do país.

A grande novidade para o III ECFV será a realização da primeira edição da conferência de cordas do ECFV, que acontecerá nos dois dias depois do término do festival, quando realizaremos a I Conferência Nacional Flausino Valle – Ensino Coletivo e Pedagogia de Cordas Friccionadas (I CNFV). Estes dois eventos acontecerão em dias seguidos e serão complementares em seus temas: o festival de cordas – com aulas de instrumento, ensaios de grupos musicais e concertos; e a conferência científica na área do ensino coletivo específico das cordas friccionadas e da pedagogia do instrumento – com apresentação de artigos, palestras e mesas redondas.

Fique atento na programação do III Encontro de Cordas Flausino Valle (III ECFV) e não perca:

JULHO

Hoje, às 19h: Concerto com a Camerata da Tapera das Artes (CE), Orquestra Areal e Orquestra Municipal (RS) – local: auditório do Centro de Artes UFPel

dia 24, às 19h: Concerto com a Camerata de Cordas da UFC e Orquestra Jovem TJMG (MG) – local: Bibliotheca Pública Pelotense

dia 25, às 19h: Recital dos professores do III ECFV – local: Bibliotheca Pública Pelotense

dia 26, às 19h: Recital de Música de Câmara do III ECFV – local: Conservatório de Música UFPel

dia 27, às 19h: Concerto da Camerata de Cordas e Grupo de Ensino Coletivo do III ECFV – local: Conservatório de Música UFPel

dia 28, às 20h: Concerto final com a Orquestra de Cordas III ECFV – local: Catedral Metropolitana de Pelotas

dias 29 e 30: I Conferência Nacional Flausino Valle – Ensino Coletivo e Pedagogia de Cordas Friccionadas (I CNFV) – das 8:00-18:00  Palestras, seminários e mesas-redondas, no auditório do Centro de Artes da UFPel.

Endereços dos locais dos eventos:

– Centro de Artes da UFPel – (53) 3284.5512

R. Alberto Rosa, 62 – Centro, Pelotas – RS, 96010-760

– Bibliotheca Pública Pelotense – (53) 3222.3856

Praça Cel. Pedro Osório, 103 – Centro, Pelotas – RS, 96010-150

– Conservatório de Música da UFPel – (53) 3222.2562

R. Félix Xavier da Cunha, 651 – Centro, Pelotas – RS, 96010-000

– Catedral Metropolitana de Pelotas – (53) 3222.2096

Praça José Bonifácio, 15 – Centro, Pelotas – RS, 96015-170.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções