Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Energia elétrica tem o maior peso no orçamento do consumidor

Energia elétrica tem o maior peso no orçamento do consumidor
20 novembro
09:04 2015

Gasto na conta de luz foi o de maior impacto no bolso, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC; 88% tiveram que mudar hábitos de compra com a crise

O gasto com energia elétrica foi o que mais pesou no orçamento do brasileiro neste ano de dificuldades econômicas, de acordo com pesquisa de alcance nacional realizada pela Boa Vista SCPC, banco de dados utilizado pela CDL Pelotas. Para 37% dos entrevistados, a conta de luz foi a que teve maior impacto no bolso, seguida pelas despesas com alimentação, apontadas por 24%.

Outros gastos que pesaram este ano, revela o levantamento da Boa Vista SCPC, foram os realizados com combustível, moradia, aluguel e condomínio, todos com fatia de 7% entre os pesquisados.

Gasto na conta de luz foi o de maior impacto no bolso, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC: 88% tiveram que mudar hábitos de compra com a crise

Gasto na conta de luz foi o de maior impacto no bolso, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC: 88% tiveram que mudar hábitos de compra com a crise

Com a crise econômica, 88% dos consumidores foram obrigados a adotar hábitos de compra diferentes para economizar. Os esforços para gastar menos foram maiores na redução do consumo de energia elétrica, apontado por 21% dos entrevistados, seguidos por despesas com lazer (16%).

Além disso, 14% dos ouvidos pela Boa Vista SCPC passaram a comprar somente o que consideram indispensável, enquanto 9% optaram por pesquisar os preços antes de fechar a compra.

A instabilidade fez com que 88% dos entrevistados avaliassem que a economia do País está pior atualmente do que no ano passado, uma queda significativa em comparação aos 64% registrados no ano passado.

A pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou também que, considerando a renda familiar atual, 68% das famílias declaram que o poder de compra teve queda em comparação ao ano anterior. Essa percepção é sentida em todas as classes de renda: 69% nas classes A/B; 65% na classe C; e 71% nas D/E.

METODOLOGIA

A Pesquisa Hábitos de Consumo e Compras – Fim de Ano e Natal 2015 foi realizada, pela Boa Vista SCPC, entre os dias 20 e 30 de outubro, para mapear os hábitos de consumo e compras do brasileiro para essa época do ano, com uma amostra de 960 consumidores.

Sobre a CDL Pelotas e a Boa Vista SCPC

A CDL Pelotas utiliza o banco de dados da Boa Vista SCPC para oferecer as melhores soluções para sua empresa. O banco de dados da Boa Vista SCPC auxilia a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções