Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Enfermagem empossa nova Direção

17 dezembro
17:12 2014
Nova diretora Denise Gigante assina seu Termo de Posse

Nova diretora Denise Gigante assina seu Termo de Posse

Tomaram posse na direção e na vice-direção da Faculdade de Enfermagem da UFPel as professoras Vanda Maria da Rosa Jardim e Valéria Cristina Christello Coimbra. Elas foram eleitas em consulta à comunidade do curso realizada em outubro. Encerraram seus mandatos as professoras Luciane Kantorski, agora ex-diretora, e Marilu Soares, ex-vice-diretora. A posse da nova direção ocorreu no fim da tarde desta terça-feira (16), no Campus Porto, onde está localizada a Faculdade, e teve as presenças do reitor Mauro Del Pino e da vice-reitora Denise Gigante.

Em seu discurso de posse, a professora Vanda listou três objetivos a serem perseguidos em sua gestão, a qualificação da pós-graduação, o estreitamento das relações com os serviços e locais onde os acadêmicos realizam suas formações e estágios e o debate sobre o modelo de faculdade a ser desenhado, discussão que ocorrerá em paralelo à Constituinte Universitária.

Ela disse ainda que é importante abrir espaços na unidade para projetos específicos e que é preciso fomentar uma formação acadêmica que tenha a perspectiva do atendimento às especificidades de cada indivíduo. Agradeceu a presença da comunidade da Faculdade no ato, em especial dos estudantes.

Ao ressaltar a importância do momento, a nova vice-diretora reafirmou o compromisso com a comunidade, de melhorar a Faculdade cada vez mais. “Trabalharemos para a formação de enfermeiros generalistas, com visão crítica e que atendam às necessidades da sociedade”, observou Valéria Coimbra.

Já a professora Luciane disse que não realizaria uma prestação de contas dos seus oito anos na direção, pois isto já havia sido feito durante o processo eleitoral. Ela se disse orgulhosa por tudo que foi feito neste período e ressaltou a presença do reitor na cerimônia, que segundo ela é símbolo de um processo democrático vitorioso na Universidade, que foram as eleições para a Reitoria de 2012. “A democracia venceu também na Faculdade de Enfermagem e temos de comemorar este fato”, sublinhou.

A ex-diretora afirmou que a data traz a esperança do começo de uma nova gestão participativa na unidade. Luciane espera também que o trabalho que vai iniciar seja até melhor que o realizado em sua gestão.

Em sua manifestação de despedida do cargo, a ex-vice-diretora recordou a gestão compartilhada realizada nos últimos quatro anos e se ofereceu para trabalhar junto com a nova direção.

O reitor Mauro Del Pino agradeceu o trabalho da antiga direção e à nova desejou que os objetivos sejam atingidos. “Podem contar com a Gestão da Universidade”, frisou o reitor, ao se dirigir à nova direção.

Del Pino afirmou que 2015 será um ano desafiador, de repensar a UFPel e seus papéis na sociedade. Dentro destes debates, que ocorrerão na Constituinte Universitária, destacou a redação do Projeto Pedagógico da Instituição. “Criaremos novas condições acadêmicas estruturais para a Universidade”, ressaltou o reitor.

Nas fotos, a nova diretora assina seu Termo de Posse.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções