Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Engenharia Elétrica do IFSul se destaca e é nota 5 no Enade

25 abril
13:10 2017

A Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas novamente foi destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Desta vez, a média geral dos estudantes do IFSul ficou acima das médias do estado, da região sul e do país. As médias relativas à formação geral e aos componentes específicos do curso também foram maiores que as médias estadual, regional e nacional. Com isso, o conceito Enade atribuído ao curso foi de 5, que é o máximo na classificação.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; no processo, ainda constata as habilidades e competências na formação do aluno. Neste sentido, o Exame mostra-se importante no crescimento dos cursos de graduação, pois revela diretamente a qualidade de ensino dos cursos, a capacidade dos graduandos e futuros profissionais e até mesmo do quadro de docentes. Assim, o resultado obtido pela Engenharia Elétrica é elogiável, já que prova a capacidade dos formandos e coloca o curso entre os melhores do país.

Os bons resultados da Engenharia Elétrica ainda apontam, entre outros fatores, uma importante verticalização de ensino dentro do câmpus. O aluno pode ingressar na escola em uma das modalidades de nível médio (integrada, subsequente ou concomitante) e, ao completar os estudos, partir para o ensino superior ainda no mesmo ambiente, continuando e desenvolvendo seus estudos de forma ampla e conectada. Assim, o aluno tem a oportunidade de desenvolver sua carreira acadêmica e profissional de forma completa, sempre tendo o municio necessário para seguir em frente, seja para a próxima fase de ensino ou para o mercado.

Os bons resultados da Engenharia Elétrica ainda apontam, entre outros fatores, uma importante verticalização de ensino dentro do câmpus.

Os bons resultados da Engenharia Elétrica ainda apontam, entre outros fatores, uma importante verticalização de ensino dentro do câmpus.

Para Daniel Arsand, chefe do Departamento de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação do câmpus Pelotas, o conceito comprova a qualidade do ensino na Engenharia Elétrica. “O resultado é motivo de orgulho para o curso e para todo o instituto, mostrando a qualidade do ensino. Ainda assim, devemos atentar para alguns pontos e buscar melhorá-los sempre”, comenta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções