Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Entenda a diferença entre UBS, UPA, Ubai e PS

08 maio
08:43 2019

Saiba quando procurar cada uma dessas Unidades, ou o Pronto Socorro de Pelotas, e conheça os serviços

Você sabe onde ir quando está resfriado ou precisa fazer um curativo? E se seu filho cair e fraturar o braço, para qual endereço com serviço público levá-lo? Entende o objetivo de cada uma das unidades de saúde do município?

Atualmente, Pelotas conta com 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas Unidades Básica de Atendimento Imediato (Ubai), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um Pronto Socorro (PS). Cada um desses locais oferece atendimentos específicos voltados à baixa, média e alta complexidade.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a baixa complexidade ou Atenção Básica (AB) engloba um conjunto de ações focadas na “promoção da saúde, na prevenção de agravos, no diagnóstico, no tratamento, na reabilitação e na manutenção da saúde”. Esse trabalho, geralmente, exige menos investimento por parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e é realizado pelas UBSs, também conhecidas como postos de saúde. Por exigir procedimentos mais simples e de menor valor, a AB é considerada a forma de contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde, por resolver o problema antes do seu agravamento.

Quando isso não é possível, entram os atendimentos de média complexidade, que demandam contato com médicos especialistas e a realização de exames mais complexos para diagnóstico e definição de tratamento. Alguns casos, principalmente os de maior urgência, exigem socorro imediato e resolutivo, fazendo parte do rol de serviços de alta complexidade por demandarem alta tecnologia e terem alto custo para o SUS. Saiba mais sobre o tema em ‘O SUS de A a Z’

Em Pelotas, cada uma dessas áreas é abarcada por um serviço diferente de saúde. As UBSs atendem a Atenção Básica e encaminham os atendimentos de média complexidade. Já as Ubais e a UPA realizam o atendimento de média e alguns casos de alta complexidade, direcionando as situações mais graves, após estabilização do paciente, para o Pronto Socorro, voltado totalmente à urgência e emergência. Ressalta-se que o PS, quando necessário, dá suporte à média complexidade.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DE CADA UNIDADE

UBS Virgílio Costa .  Fotos : Gustavo Mansur/ASCOM

UBS Virgílio Costa . Fotos : Gustavo Mansur/ASCOM

UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o local onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso; e ter acesso a medicamentos e outros atendimentos primários, incluindo de odontologia. Atendem prioritariamente, casos sem gravidade, podendo conduzir o paciente para avaliação especializada, em caso de necessidade.

A UBS resolve 80% dos problemas de saúde da população do território pelo qual ela é responsável e promove hábitos saudáveis de vida. Em Pelotas, há unidades tradicionais, com equipes formadas por médico clínico, alguns especialistas e enfermeiros; de Estratégia Saúde da Família (ESF), com equipes formadas por especialistas em ESF; e Rede Bem Cuidar, sistema novo, desenvolvido e aplicado por Pelotas e que prevê o acolhimento por demanda livre da população. No site (http://cliquesaudepelotas.com.br/ ) você encontra a UBS responsável pelo atendimento na região onde você mora.

UBAI Navegantes

UBAI Navegantes

UBAI

A Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) baseia-se no sistema de Acolhimento por Classificação de Risco (leia abaixo). Em Pelotas, há duas unidades do tipo, uma no Navegantes, inaugurada em 2010, e outra no Lindoia, que abriu as portas em 2018. As duas contam com eletrocardiograma; leitos de observação; e salas de triagem e emergência. Fazem parte do Programa de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com exames na hora de HIV, sífilis, hepatite B e C.

 

As duas Ubais têm capacidade para atender pacientes que se enquadram nas cores amarelo e verde – que não têm risco iminente de morte –, antes de encaminhá-los ao Pronto Socorro e/ou unidades hospitalares, o que contribui para diminuir o fluxo do PSP. Cabe destacar que a Ubai Lindoia também se dedica ao serviço de Atenção Básica e, portanto, funciona em um sistema um pouco diferente da Ubai Navegantes, totalmente dedicada ao socorro imediato.

UPA Areal

UPA Areal

UPA

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) fazem parte da Rede Saúde Toda Hora, lançada em 2011 pelo Ministério da Saúde. Elas são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais e Pronto Socorro do SUS, reduzindo o tempo de espera por atendimento.

A UPA dá conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto socorro, 97% dos pacientes que a procura. Este é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou, se necessário, ser removido para um hospital de referência.

 Pronto Socorro de Pelotas - Fotos Gustavo Mansur

Pronto Socorro de Pelotas – Fotos Gustavo Mansur

PRONTO SOCORRO

O Pronto Socorro de Pelotas atende os casos de urgência e emergência. Também baseia seu atendimento em um protocolo de Acolhimento por Classificação de Risco, apesar de não deixar nenhum cidadão sem socorro. Ao chegar na unidade, o paciente passa por triagem – quando possível – e, de acordo com seu estado de saúde, é atendido ou encaminhado a outra unidade de saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções