Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Entidades alinham últimos detalhes para vacinação contra aftosa

25 outubro
16:30 2013

Componentes do Grupo Executivo da Febre Aftosa estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Fetag. O objetivo foi alinhar as últimas informações para o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai de 1° a 30 de novembro em todo o estado. A expectativa é de imunizar seis milhões de animais entre bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Reunião AftosaA abertura oficial da etapa será realizada na propriedade do pecuarista Vasco da Costa Gama, o município de Guaíba, a 30 quilômetros de Porto Alegre. O governador Tarso Genro já confirmou presença no local. Em função da agenda, ainda está sendo definido o horário da solenidade.

Nesta etapa o governo vai doar dois milhões de doses de vacinas a pequenos criadores. Podem receber as doses gratuitas os produtores que estiverem enquadrados nos critérios do Pronaf ou Pecfam e que tiverem até cem animais. O volume corresponde a 70% dos detentores de gado no estado. Os frascos já foram distribuídos para as inspetorias.

O coordenador do Programa de Febre Aftosa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Fernando Groff afirma que o objetivo é, pelo menos, repetir o desempenho da campanha de maio, que alcançou 97,7%.

A propriedade do pecuarista escolhido para sediar o lançamento da etapa tem mil hectares onde são produzidos gado de corte (braford), cavalos crioulo e quarto-de-milha, além de atividades agrícolas como arroz e milheto.

O Grupo Executivo de Febre Aftosa – GEFA

Composto por Seapa, Ministério da Agricultura, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Federação da Agricultura do RS e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), o grupo atua na criação de processos para a melhor execução das duas etapas da campanha de vacinação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções