Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

ENTRE E SAI : A cada jogo do Pelotas uma escalação diferente

12 fevereiro
08:49 2014
Paulo Porto utilizou 24 jogadores em sete partidas do Pelotas no Gauchão Foto: Alisson Assumpção/DM

Paulo Porto utilizou 24 jogadores em sete partidas do Pelotas no Gauchão
Foto: Alisson Assumpção/DM

A cada jogo, uma escalação diferente. Três esquemas táticos distintos em sete partidas. Paulo Sérgio, Felipe Guedes e Jefferson foram os únicos titulares a estarem presentes em todos os compromissos do Pelotas até agora no Campeonato Gaúcho. As mudanças frequentes no time – seja por lesão, pela volta de jogadores que estavam machucados ou por suspensão – são uma das causas dos maus resultados.

No jogo de estreia, contra o Esportivo, Paulo Porto escalou a equipe com três volantes: Tiago Gaúcho, Felipe Guedes e César Santiago. À frente do trio, os meias Carlos Alberto e Jefferson. No comando de ataque, Felipe Garcia. Nessa partida, Tiago Gaúcho saiu lesionado; Felipe Garcia e César Santiago foram expulsos.

Na rodada seguinte, contra o Veranópolis, o time voltou a ter os três meias: Jefferson, Lucas e Mithyuê. Alex entrou na lateral-esquerda e Kayron ganhou chance no ataque. Já para a partida com o Juventude, o desfalque, por lesão, é Bruno Salvador. Pelo menos desta vez, Porto pode repetir a composição de meio-campo. Mas Carlos Alexandre saiu lesionado de campo.

A mudança mais radical ocorreu para o confronto com o São José, no Passo D’Areia (única vitória do Pelotas até agora no Gauchão). A equipe jogou no 3-4-2-1. Pedrão apareceu na zaga; Digão na lateral-esquerda e Rafael Santiago no ataque. A mostra foi positiva e assim o esquema foi mantido para a partida diante do Internacional. A única mudança foi causada pela suspensão de Igor.

O preferido 4-2-3-1 voltou para o Bra-Pel de domingo, com o retorno de Mithyuê e Gilmar ao time. A lesão de Mithyuê – logo no começo do jogo – e a suspensão de Jefferson dão a certeza de que a escalação será diferente na partida diante do Aimoré, domingo, em São Leopoldo. Até o momento, Porto já utilizou 24 jogadores nas sete partidas do Pelotas no Gauchão.

Trinta dias que mudaram astral

Há um mês, o Pelotas conquistava o título da Recopa, com uma virada épica diante do Internacional, na Boca do Lobo. Trinta dias depois, a euforia cedeu lugar para a preocupação por conta da má campanha no Gauchão – apenas uma vitória em sete partidas. Existe, porém, um alento: desde desse jogo contra o Inter, o técnico Paulo Porto nunca teve uma semana inteira para treinar a equipe. Agora isso será possível.

Além da rotina de trabalho, as reuniões têm sido frequentes na Boca do Lobo, avaliando os motivos do mau desempenho no Campeonato Gaúcho e traçando a estratégia de recuperação. Uma das possibilidades é a contratação de um atacante de velocidade. Mas essa não é uma questão fechada. “Ainda estamos estudando esta possibilidade e atentos ao mercado”, disse o diretor executivo do futebol, Rafael Brauner.

No jogo-treino contra o Inter/SM, ontem, na Boca do Lobo, os reservas do Pelotas perderam por 3 a 2. Sotilli e Carlos Gato fizeram os gols do Lobão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções