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quinta, 25 de abril de 2024

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Equipe do Cadastro Único dobra capacidade de atendimento

21 fevereiro
17:35 2014

O aumento do número de funcionários e a mudança no atendimento dos usuários do Cadastro Único permitiu que o número de cadastros diários aumentasse de cerca de 25 por dia em 2013, para 50 em 2014. Os atendimentos em geral foram ampliados de 50 para 70. E a descentralização do Cadastro deve começar ainda no primeiro semestre.

O número de cadastros diários dobrou de 2013 para 2014

O número de cadastros diários dobrou de 2013 para 2014

A equipe trabalha para que a partir de julho não seja mais necessário o agendamento. Atualmente os usuários que recebem atendimento no mesmo dia são apenas os que vão fazer algum tipo de consulta, ou os encaminhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde (SMS), ou da zona rural. A ideia é que o atendimento possa ser feito no momento em que os usuários procurem o setor.

De acordo com o gerente do Cadastro Único, Eder Barcellos, dez oficiais administrativos foram contratados e capacitados, e hoje eles não têm uma função específica, assim todos podem atender qualquer uma das etapas do cadastro. Também está sendo feita a digitação de cadastros arquivados fisicamente, assim, todos os cadastros feitos a partir de 2010, agora podem ser atualizados diretamente no sistema. Com isso, o atendimento que antes durava cerca de 40 minutos, hoje é feito em dez minutos. O que vem acelerando o trabalho e reduzindo a espera.

O superintendente de Cadastro Social da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), Marcelo Pinheiro, explica que está sendo preparada a descentralização do Cadastro. Ainda no primeiro semestre o serviço deve começar a ser implementado nos Cras. Além de desafogar o setor na sede da SJSS, facilitará o acesso dos usuários, pois os Centros ficam mais próximos das comunidades, onde eles já estabeleceram uma relação com os servidores e se sentem mais à vontade.

Confira os documentos necessários para fazer o Cadastro (devem ser apresentados os documentos de todos os moradores da casa):

Para maiores de 18 anos:

CPF (atualizado);

Carteira de identidade com nome e estado civil atual;

Carteira de trabalho atualizada. Se a carteira fora assinada por dia ou por hora é obrigatória a apresentação, também, do contracheque. Aos aposentados e pensionistas também é obrigatória a apresentação da carteira até 69 anos;

Título de eleitor (obrigatório dos 18 aos 69 anos);

Comprovante de residência atual – conta de água – (máximo três meses). Para quem recebe o Baixa Renda é necessário apresentar conta de luz. Caso a conta esteja em nome de outra pessoa é preciso apresentar uma declaração da titular com cópia da sua carteira de identidade;

Se contemplado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, apresentar contrato da Caixa;

Certidão de nascimento, casamento ou óbito (no caso de morte do cônjuge ou companheiro constante no cadastro) ou divórcio.

Para menores de 18 anos:

Atestado escolar atualizado, dentro do ano letivo e com, no máximo, três meses;

Certidão de nascimento;

Termo de guarda (quando estiver sob a responsabilidade do pai ou de outra pessoa);

Identidade e CPF (se for beneficiário do BPC/Loas).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 53.3309-3600.

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