Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Escola Municipal Piratinino de Almeida é ampliada em 791 m²

Escola Municipal Piratinino de Almeida é ampliada em 791 m²
30 maio
09:22 2019

O dia na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Piratinino de Almeida, no Areal, foi de festa. Nesta quarta- feira (29), a prefeita Paula Mascarenhas comemorou, junto à comunidade escolar, a conclusão das obras de ampliação do educandário, que teve sua área aumentada em 791 m². A Prefeitura investiu mais de R$ 1.403.669,69 na construção de dois complexos, com oito salas de aula, dois conjuntos de banheiros acessíveis (dez em cada um), cozinha e refeitório.

29.05.2019 - Entrega das obras de ampliação da Emef Piratinino de Almeida - Foto: Gustavo VaraA nova estrutura vai acolher cerca de 350 alunos de 4 a 7 anos, de pré, 1º e 2º ano da Piratinino – crianças do Areal Fundos, Obelisco, Vasco Pires e arredores que terão um espaço mais amplo e qualificado de aprendizagem.

“Inauguramos, praticamente, uma escola de Educação Infantil dentro da Piratinino de Almeida. Não tem nada melhor do que oferecer ambientes seguros, alegres e adequados à educação das crianças, além de criar espaços favoráveis para a atuação dos profissionais”, disse a prefeita, destacando o desafio de cuidar das 89 escolas municipais de Pelotas. “Ainda falta bastante coisa, mas nos sobra disposição para trabalhar e amor pelo que fizemos”, acrescentou.

Ao lado de alunos das 16 turmas que estudam nos novos complexos (entre manhã e tarde), Paula conheceu as novas instalações da Emef, que agora conta com cozinha e refeitório exclusivos para os pequenos. Antes da intervenção do Município, algumas turmas tinham aulas em contêineres, em sala cedida pela escola estadual Professora Lelia Romanelli Olmos e em um anexo, próximo ao educandário.

29.05.2019 - Entrega das obras de ampliação da Emef Piratinino de Almeida - Foto: Gustavo Vara“Temos muito mais contato com todos os alunos, que ficam juntos e centralizados no mesmo espaço. Melhorou muito a nossa rotina de trabalho e, consequentemente, o aprendizado deles”, contou a diretora Daiani Borges.

Melhorias

Além da ampliação, uma pracinha específica foi implantada entre os dois blocos, e a já existente foi recuperada; duas passarelas cobertas foram construídas para interligar os prédios, bem como uma nova rede de drenagem e um muro de contenção nos fundos da escola. Secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa agradeceu a dedicação da equipe e salientou que “o investimento vai contribuir, e muito, para a melhoria do ensino na escola”.

Na estrutura, também foi possível abrigar quatro espaços exclusivos para a coordenação pedagógica da Educação Infantil; sala de professores; depósito para materiais pedagógicos; e ambiente para artigos das aulas de Educação Física. A Emef localizada na avenida Domingos de Almeida, 4057, é responsável pelo ensino de 1053 alunos, e conta com 99 professores e outros 30 funcionários. Na última sexta-feira (24), comemorou 93 anos de história.

29.05.2019 - Entrega das obras de ampliação da Emef Piratinino de Almeida - Foto: Gustavo VaraDia do Desafio  

Nesta quarta (29), 485 municípios do Rio Grande do Sul aceitaram o Dia do Desafio, promovido pelo Sesc. Em Pelotas, com o apoio da Prefeitura, a cidade foi contagiada pelo espírito esportivo e participou da 25º edição do evento, que incentiva a população a praticar qualquer atividade física durante suas rotinas. Na Piratinino de Almeida, Paula cumpriu o desafio junto ao vice-prefeito Idemar Barz, secretários municipais e dezenas de crianças, que empolgaram-se com a tarefa.

O gerente do Sesc/Pelotas, Luis Fernando Parada, entregou um troféu à prefeita em reconhecimento ao engajamento da cidade na proposta. A atividade integrou a Gincana de Cores da Emef, que estimula a prática de jogos e brincadeiras entre os estudantes.

29.05.2019 - Entrega das obras de ampliação da Emef Piratinino de Almeida - Foto: Gustavo VaraAcompanharam a entrega das obras o secretário de Planejamento e Gestão (pasta responsável pelo projeto, gerência e fiscalização da obra), Roberto Ramalho, os vereadores Enéias Clarindo (PSDB) e Fernanda Miranda (PSOL), o diretor-presidente da Eterpel, Claúdio Montanelli, e o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções