Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Escolas da rede municipal ganham selo por estimular cultura empreendedora

19 junho
08:42 2019

A ida de estudantes e professores da escola municipal Wilson Muller, da Colônia Trinfo, à 27ª Fenadoce,  segunda-feira, foi organizada, de forma pioneira, pelos próprios alunos do 7º ano.

A autonomia e o comprometimento em encabeçar a ideia são apenas um dos reflexos da implantação da Educação Empreendedora no educandário – parceria entre Prefeitura e Sebrae, através do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que integra o Pacto Pelotas pela Paz.

Representantes de 17 escolas da rede municipal de ensino receberam, das mãos da prefeita Paula Mascarenhas, oselo que certifica as instituições por desenvolverem atividades que disseminam a cultura empreendedora entre crianças, adolescentes, encorajando-os ao protagonismo juvenil e à gestão da própria vida. A relevância do comportamento, que perpassa a ideia de abrir um negócio e representa a vontade de melhorar o mundo à sua volta, foi lembrada pela prefeita na ocasião.

PARCERIA entre Prefeitura e Sebrae viabilizou-a em 17 educandários, beneficiando mais de 2.750 alunos

PARCERIA entre Prefeitura e Sebrae viabilizou-a em 17 educandários, beneficiando mais de 2.750 alunos

“O objetivo principal não é criar empresários, mas fomentar a capacidade empreendedora, fazendo com que estes jovens acreditem no próprio potencial; isso muda uma vida, uma família e uma cidade, e instala a cultura da paz, com a qual tanto sonhamos”, disse Paula, que reforçou a importância de não se pensar a segurança pública como um tema isolado, mas sim, compreender que ela se relaciona diretamente com áreas essenciais à sociedade, como saúde, educação e geração de empregos.

“A Educação Empreendedora transforma a vida dos alunos porque apresenta novas perspectivas e desperta o olhar diferenciado para o mundo, mostrando que são capazes de intervir nele ao tornarem-se independentes, inovando e construindo os próprios caminhos”, ressaltou a prefeita.

   MAIS DE 2.750 ALUNOS BENEFICIADOS

O desenvolvimento de novas competências e habilidades beneficiou 2.758 estudantes das zonas urbana e rural de Pelotas. Também colocou Paula entre os 25 melhores gestores do Estado quando o assunto é empreendedorismo, na10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A ideia é que, ainda neste ano, novos professores da rede pública sejam instrumentalizados para a aplicação da metodologia – atualmente são 54 –, contou a gestora de projetos do Sebrae, Marcia Porto.

“É o empreendedorismo que gera empregos e muda a vida das pessoas para que busquem novas oportunidades”, observou. O aspecto transformador foi corroborado pelo secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, que afirmou que o tema não se esgota na formação de professores, tampouco quando chega ao conhecimento das crianças. De acordo com ele, atingir e beneficiar as famílias pelotenses é o propósito primordial.

ESCOLAS  CERTIFICADAS

Bibiano de Almeida, no Areal; Cecília Meireles, no Areal; Colégio Pelotense, no Centro; Doutor Alcides de Mendonça Lima, no Fragata; Francisco Caruccio, no Pestano; Independência, no Sítio Floresta; Jornalista Deogar Soares, no Dunas; Luiz Augusto de Assumpção, no Balneário dos Prazeres; Mariana Eufrásia, no Fragata; Ministro Fernando Osório, nas Três Vendas; Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas; Nossa Senhora de Lourdes, no Fragata; Olavo Bilac, na Cohab Fragata; Piratinino de Almeida, no Areal; Saldanha da Gama, na Bom Jesus; Waldemar Denzer, na Colônia Aliança; e Wilson Muller, na Colônia Triunfo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções