Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Escolas da região podem visitar Fenadoce gratuitamente

07 junho
08:50 2018

Inclusão social também é pauta na 26ª Fenadoce, que acontece até 17 de junho, em Pelotas/RS. Anualmente, são viabilizadas diversas visitas de escolas municipais para que os alunos conheçam gratuitamente o evento que representa a cidade em que vivem. Além de ganharem um doce, eles têm a oportunidade de conhecer a cultura pelotense reconhecida nacionalmente. Em 2017, foram milhares de alunos que passaram pela Fenadoce. Nessa edição as visitas já começaram e o projeto é reconhecido pelas escolas.

Durante a quarta-feira, 06, centenas de alunos preencheram os corredores da feira mais uma vez. Alegres, curiosos, encantados e de sorriso aberto, eles viveram a experiência que muitas vezes não teriam oportunidade devido às suas realidades sociais. Professora da Escola Municipal Mariana Eufrásio, Thais Amaral reconhece que a visita à feira tornou-se ainda mais importante após os registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “É muito importante que eles conheçam aqui a cultura da feira e também de Pelotas, principalmente agora que isso tudo virou um patrimônio nacional. Eles precisam dessa chance de conhecer as atrações da feira”, destacou ela.

Centenas de alunos preencheram os corredores da feira mais uma vez

Centenas de alunos preencheram os corredores da feira mais uma vez

A professora da Escola Municipal Osmar da Rocha Grafulha, Lia Ferronato, salientou a importância da visita. Segundo ela, que dá aulas para turmas do 4º ano, os alunos podem ver na Fenadoce aquilo que aprendem em aula. “No 4º ano eles aprendem sobre Pelotas e tudo o que inclui a história e a cultura da cidade, por isso é fundamental visitar a Fenadoce”, explicou. O aluno da escola, João Victor Voser, concordou com a professora e destacou o turismo da Fenadoce. “A gente chegou e já viu ônibus de turismo em volta, é muito bom ter a chance de aproveitar da feira também”, afirmou ele.

A Fenadoce é patrocinada pelos Biscoitos Zezé, Fonte da Ilha, Gelei e Sicredi. O apoio fica por conta da Ecosul, Unimed, Deltasul, Farmácias São João, Banrisul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal e Financiamento Pró-Cultura RS. A Prefeitura Municipal de Pelotas dá o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

APL da Saúde debate o setor nesta quinta, 07
O Auditório 2 da feira receberá nesta quinta, às 18h30min, o APL da Saúde para debater temas como o futuro do arranjo para Pelotas e a região. A cidade é o maior polo industrial de equipamentos eletromédicos, odontológicos e de equipamentos assistidos para a saúde no Rio Grande do Sul.

O evento contará com palestras dos professores da Universidade Federal de Pelotas, Dr. Evandro Piva, Dra. Isabel Rasia, Dr. Mário Canever e o Dr. Felipe Marques. Participarão ainda o presidente do APL da Saúde Pelotas e Região e Coordenador de Projetos da Lifemed, Leonardo Reichow, e o Diretor Financeiro do APL da Saúde e sócio da Contronic, Sidnei Seus.

O APL da Saúde debaterá o desenvolvimento econômico e social da região, a timeline do APL da Saúde, a qualificação técnica e inteligência comercial no âmbito do APL da Saúde para exportação pioneira de produtos e serviços, além do futuro do APL da Saúde para Pelotas e região.

Palcos recebem música na 26ª Fenadoce
Nos palcos da 26ª Fenadoce a arte e a cultura seguem alegrando os visitantes durante a quinta-feira. O Palco Principal da Praça de Alimentação recebe a Mostra Cultural Escolar das 14h30min às 15h, a Orquestra Areal, às 15h30min, e a Unimed às 16h30min. Já o Palco Central receberá música às 18h com Instrumental Camará, seguido por Conesoul, às 19h30min, e Hamilton Pereira, às 21h.

No Multipalco a tarde será de Mostra Cultural Escolar, das 14h30min às 18h. Logo depois, das 18h20min às 21h20, passarão pelo palco a Banda Ferluci, Dinos Rock Band, Dr Mollina e Champagnota. Na Cidade do Doce a noite será com Once “Apenas Uma Vez” Tributo, às 20h.

A Fenadoce Cultural promove, em 2018, através do financiamento Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do RS, com patrocínio dos Biscoitos Zezé e Farmácias São João, 747 apresentações artísticas e culturais, com aproximadamente 9 mil artistas nos 4 palcos e no Espaço Arte do Doce, grande atração de 2017, que ganha ainda mais força para representar as etnias e a tradição doceira de Pelotas e Região. A Fenadoce Cultural é uma realização da CDL Pelotas, com a produção da Ânima – Arte, Cultura e Educação.

Gestão em Debate
Seguindo a programação de palestras do evento Gestão em Debate, que acontece no Auditório 2 da 26ª Fenadoce, o palestrante do dia será Jonas Venturini, debatendo “Os desafios da gestão no século XXI: Perspectivas e tendências”.

A ação é promovida em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA) e integra o Ciclo de Negócios da Fenadoce 2018. Estudantes da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Anhanguera, Senac e Unialselvi acompanham o ciclo de palestras ao longo da semana.
SERVIÇO FEIRA
O que:
 Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2018
Data: 30 de maio a 17 de junho de 2018
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados e feriado, das 10h às 23h; domingos, das 10h às 22h. O doce custa R$ 4,00.
Site: www.fenadoce.com.br  | Facebook: www.facebook.com/fenadoce

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções